quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Bomba! Final Fantasy XV pode ser o último sopro de vitalidade nos RPGs japoneses

Não é só você Rei Regis, que está mostrando a língua pra situação kkk
O novo diretor do game, Hajime Tabata explica sobre a atual situação do mercado japoneses de videogames. Segundo ele, vários japoneses estão deixando de jogar super produções "nas salas" de casa, para se dedicarem a jogos portáteis, principalmemte em Smartphones. Ele comenta:

"É um costume muito particular dos japoneses, onde todos tem longas viagens de trem e ônibus para irem trabalhar, ou até mesmo passearem. Portanto, eles tem muito mais tempo para se dedicarem a jogos portáteis. Sendo assim, menos tempo para se dedicarem a aparelhos que ficam em casa, geralmente na sala ou no quarto."

Ele também relatou que esta atitude tende a ser mais frequente, pelo ritmo acelerado que o Japão vive, o que o fez dizer ser o total oposto de sua própria infância, que foi gasta em frente da televisão jogando horas e horas, observado cada minusculo detalhe dos jogos.

Mas aí você se pergunta? "Mas onde raios, Final Fantasy XV entra nisso?"

A resposta pode ser revelada caso Final Fantasy XV não venda bem, o que dará o "tiro de misericórdia" no futuro dos jogos para consoles no japão. Segundo o próprio Tabata: "Eu quero muito que as pessoas voltem a desfrutar de jogos em sua sala de estar, em uma tela grande. Se Final Fantasy XV não se sir bem, talvez não haverá muito futuro para jogos de console no Japão. É o tipo de coisa que realmente depende muito de vários fatores."

Se baseando em fatos, as declarações de Tabata estão corretíssimas. No Japão, o mercado de consoles de mesa estão em grande declínio, ao oposto do mercado de telefonia móvel, que está só aumentando, e existe a diferença absurda de US$ 1 bilhão entre eles. Apesar dessas estatísticas serem um pouco antigas, e não contabilizarem as vendas do Playstation 4 e do Xbox ONE, ainda é possível considera-las plausíveis, uma vez que o novo console da Sony esteja tão mau das pernas como as vendas do PS3, e no caso mais grotesco da conversa, o fato de que o Xbox ONE foi um total fracasso em vendas nas terras nipônicas.

Há ainda a discussão sobre o fato de que a gigante Square Enix poderá NÃO lançar mais Final Fantasies para consoles caso o décimo quinto não venda bem. O lendário criador da série Hironobu Sakaguchi admitiu que o o desenvolvimento "está demorando muito", o que reforça a ideia de que a Square esteja enfrentando problemas financeiros. Deste jeito, parece mais justificável a Softhouse vender jogos apenas para dispositivos portáteis como celulares e portáteis.

É... Para jogar nossos queridos JRPGs, vamos precisar, no atual momento, de apenas um New Nintendo 3DS e um Playstation Vita...

Opinião:
Se é verdade que a Square está endividada, isso ninguém pode dizer mas; caso positivo, com certeza é pelo fato de investirem pesado no universo "cor de rosa" de Final Fantasy XIII, um jogo que definitivamente NÃO agradou a maioria dos fãs. Durante várias entrevistas, o novo diretor de Final Fantasy XV, Hajime Tabata relatou que a equipe de desenvolvimento enfrentou "diversos problemas" para lança-lo como Versus XIII. Está na "cara" que o real motivo disso seja a exaustiva atenção dada ao FFXIII. Mas particularmente, eu daria tudo para ver a "cara" do Toriyama para os chefões da Square.

Nenhum comentário:

Postar um comentário