quarta-feira, 18 de março de 2015

Confira os melhores JRPGs do Xbox 360


Bem, como todos sabem, procurar determinado tipo de jogo é complicado, ainda mais que seja específico para certo tipo de público; e ainda mais se tratando de um gênero que não esta indo muito bem das pernas!

É difícil admitir, mas os nossos amados JRPGs não tem mais o brilho de antigamente, mas ainda assim possuem títulos muito bons atualmente, e mesmo que no início desta geração, apenas três estão dando o que falar (FFXV, KH III e P5), ainda sim existem alguns jogos que valem a penas serem jogados.

Abaixo você poderá saber os melhores jogos do gênero para a plataforma do bilionário Bill Gates, que mesmo não vendendo "necas" no Japão, muitos RPGs japoneses foram lançados para o Xbox 360. Vamos à eles:

1º Lugar - Lost Odyssey

Do que se trata: Conta a história de Cain, um guerreiro imortal e amnésico, atormentado por estranhos sonhos que o faz acreditar que sejam suas antigas memorias.
Merece ser jogado: SIM! Sem sombra de dúvidas o melhor RPG japonês para o Xbox 360! O jogo tem a colaboração de dois "deuses" dos jogos japoneses: Hironobu Sakaguchi e Nobuo Uematsu, que dispensam apresentações! Lendas vivas dentro do gênero.
Pontuação no Metacritic: 78 (jornalistas) / 83 (jogadores)

2º Lugar: Blue Dragon

Do que se trata: Conta a história de Shuu e mais dois amigos que são obrigados a lutar contra um governo tirano que praticamente destrói a vila onde moravam. Depois de serem sequestrados, adquirem um estranho poder que os permitem controlar suas sombras e usa-las para lutar contra hordas e mais hordas de inimigos
Merece ser jogado: Lógico! O jogo foi feito por três lendas japonesas, Sakuguchi e Uematsu novamente dispensam apresentações para quem gosta do gênero, porém Akira Toriyama, o "pai" de Son Goku dá vida ao personagens com suas maravilhosas artes. O jogo possui conteúdo um pouco infantil, mas que prende e muito o jogador.
Pontuação no Metacritic: 78 (jornalistas) / 7.8 (jogadores)

4º Lugar - Tales Of Vesperia

Do que se trata: A trama é protagonizada por Yuri Lowell, um jovem que embarca numa viagem protegendo a bela nobre Estelline, tentando encontrar seu velho amigo chamado Flynn. Com o desenrolar da história, ele faz uma aliança com Vesperia, na tarefa de derrotar monstros conhecidos como Entelexia.
Merece ser jogado: Cara (ou moça)... Este Tales Of é considerado por muitos o MELHOR Tales Of já lançado, superando até mesmo o Tales Of Xillia (exclusivo do PlayStation). Seus sistema de batalha é uma versão melhorada do que foi visto em Tales Of The Abyss, permitindo o jogador se movimentar completamente sobre o campo de batalha. Os gráficos aliás, são um show a parte, facilmente sendo um animê interativo de tão belo! Diversas horas de diversão aliadas a muitas sidequests, com direito a monstros gigantescos
Pontuação no Metacritic: 79 (jornalistas) / 8.3 (jogadores)

3º Lugar - Star Ocean - The Last Hope

Do que se trata: Este Star Ocean conta as raízes da série, mostrando Edge Maverick e sua parceira Reimi Saionji desbravando o universo em busca de raças alienígenas inteligentes após a devastadora 3ª Guerra Mundial, até encontrarem uma ameaça que coloca em risco todas as raças presentes na galáxia.
Merece ser jogado: Sim, porém tampe os ouvidos! A dublagem foi extremamente criticada na versão ocidental do jogo, ainda mais pelo conteúdo "kawaii" e piadinhas sem graça, mas ainda assim é um excelente jogo. Possui um dos melhores sistema de batalhas já criado e gráficos muito bonitos e detalhados, aliados com uma trilha sonora incrível, criada pelo lendário Motoi Sakuraba (de Valkyrie Profile). Para os que amam as "apelações", vale a pena passar raiva com seus ridículos 900 Battle Trophies, fazendo você ultrapassar facilmente as 300 horas de jogo! Se não quer muito trabalho, FUJA! Caso goste de um bom JRPG apelão, não pense! JOGUE!
Pontuação no Metacritic: 72 (jornalistas) / 7,2 (jogadores)

5º Lugar - Resonance of Fate

Do que se trata: Depois que o mundo foi completamente devastado por gazes tóxicos a humanidade agora vive em Besel, o único lugar relativamente seguro do planeta. A população foi drasticamente reduzida por culpa destes gazes, causando câncer em praticamente 99,7% das pessoas. Num ambiente Steam Punk, o jogo conta a história de três caçadores de recompensas, Vashyron (o líder), Zephyr e Leanne (seus pupilos). Inicialmente a trama começa sem muitos conflitos, mas com seu desenrolar, o grupo terá que lutar para definir o futuro da humanidade.
Merece ser jogado: Sim! Com certeza! Por mais que possa causar estranheza pelo fato dos personagens nunca terem sequer pensado na palavra "espada", usar pistolas, metralhadoras e granadas dá um chame a mais ao jogo. Resonance of Fate carrega a essência da Tri-Ace (produtora dos Valkyrie Profiles e Star Ocean) que fez parceria com a Sega e nos dá um belíssimo e divertido RPG! Porém, RoF não é para todos, já que seu design é totalmente diferente do que estamos acostumados. Por exemplo, não existe uma floresta ou deserto. Mar? Se você perguntasse isso para o grupo, eles nem iram saber o que é. É um "ame ou odeie", e a decisão final é você que dita. Mas caso queira se aventurar neste jogo, com certeza não irá se arrepender.
Pontuação no Metacritic: 72 (jornalistas) / 7.7 (jogadores)

6º Lugar - Infinity Undescovery

Do que se trata: O mundo foi literalmente preso à lua, fazendo com que monstros saíssem do satélite natural e imigrassem para o planeta, e as vezes nascessem por aqui. Um dos heróis que lutaram contra o homem que conseguiu essa façanha está desaparecido, fazendo com que seus seguidores o procurassem por todos os cantos. Preso por vagabundagem, o jovem músico Capell é libertado pelos seguidores deste herói, chamado Sigmund, e querendo ou não é obrigado a lutar o império chamado de The Order e determinar o futuro da humanidade.
Merece ser jogado: Mais ou menos. O jogo em si é bem legal, porém os personagens são muito mal trabalhados, as vezes sendo muito superficiais, e diversas outras coisas não receberam o devido cuidado. A modelagem é até bem feita, mas quando andam parecem "bonecos de Olinda", o que realmente causa um certo desconforto, ainda mais por saber que o jogo foi feito para atrair jogadores de JRPGs para o Xbox. Outro problema é a quantidade absurda de loads, que quebra completamente o clima do jogo, mesmo sendo instalados no HD. Algo a favor do jogo é a I.A dos personagens, se comportando de maneira muito coerente, como por exemplo, os aliados atacarem arqueiros primeiramente, possibilitando o jogador chegar à outros lugares sem muitos problemas. Infinity Undiscovery foi um dos primeiros JRPGs no Xbox, bem divertido, mas caso não tenha algo melhor para jogar. Os gráficos são muito bonitos, a música agradável, mas existe bastante coisa que se fosse listado aqui, tomaria páginas e páginas do blog.
Pontuação no Metacritic: 68 (jornalistas) / 7,1 (jogadores)

7º Lugar - Eternal Sonata

Do que se trata: Conta os últimos momentos de vida do famoso pianista Frederic Chopin, que é transportado para um mágico mundo onde pessoas em condições terminais possuem o dom da magia. Logo ele conhece Pooka, uma garotinha que possui uma terrível doença, dando a ela o poder de cura. O problema é que pessoas com esse dom são explicitamente discriminadas e vistas como escórias para a sociedade, já que as pessoas acreditam que isto é uma doença contagiosa.
Merece ser jogado: SIM! Se você gosta de JRPGs e mesmo amando Heavy Metal, ainda assim gosta de música clássica; agora imagine-se jogando um destes jogos em que um dos maiores pianistas da história é um dos personagens do jogo? Pois é, ficou com gostinho na boca, não é? Muito das músicas de Chopin aparecem no jogo e o compositor das outras músicas é outro talentoso compositor, Motoi Sakuraba. Outro aspecto interessante são os gráficos do game, com um detalhamento absurdo principalmente nas roupas dos personagens. Os cenários são lindíssimos e o fazem imaginar jogando um verdadeiro animê, caso goste de animação japonesa (o que é óbvio). Um dos pontos controversos do jogo, infelizmente é o sistema de batalha, que é muito simples, tanto que praticamente você quase não usa estratégias nos combates. O nível de dificuldade do jogo também é um dos pontos negativos, pois é baixíssimo. Como exemplo, você pode acumular milhões de créditos em dinheiro apenas tirando poucas fotos dos chefes e vendendo-as logo em seguida, matando a graça do jogo. Mas mesmo assim, Eternal Sonata é um excelente JPRG, com a exclusividade de possuir conquistas na versão do Xbox, não tendo troféus no PlayStation 3.
Pontuação no Metacritic: 79 (jornalistas) / 7.7 (jogadores)

8º Lugar - Magna Carta 2

Do que se trata: Juto é um jovem amnésico que é encontrado na praia da ilha Highwind. Ele recebe este nome de Melissa Tiss, uma bela mulher capitã da guarda da ilha, que vê em Juto, uma chance de novamente ter uma família. Pouco tempo depois ele conhece a princesa Zelphie (Rzephillda Grena Berlinette), que luta para novamente governar seu reino após o mesmo ter sido conquistado por forças inimigas.
Merece ser jogado: Bem... Se você não se importa com enredos clichês, jogue sem medo de ser feliz! O jogo, para a época de seu lançamento é muito bonito, até mesmo para os padrões de hoje, e seu sistema de batalha lhe faz lembrar vagamente o usado em Final Fantasy XII (do PS2). As musicas não são lá grande coisa, mas também não incomodam os ouvidos. Com seus cenários gigantescos, Magna Carta 2 lhe faz parecer dentro de um gigantesco MMO, principalmente o famoso Blade & Soul, também desenhado pelo talentoso desenhista Hyung Tae-Kim, deixando jogadores "marmanjos" de queixo caído com as curvas das personagens femininas. É sim um bom jogo e merece ser apreciado com a mente um pouco mas aberta.
Pontuação no Metacritic: 69 (jornalistas) / 7.1 (jogadores)

9º Lugar - Records of Agarest War ZERO

Do que se trata: Um comandante de nome Sieghart recebe poderes mágicos de uma estranha mulher chamada Mimel, com a responsabilidade de salvar o mundo de sua eventual destruição. Liderando um pequeno grupo, Siegard acaba conquistando mais territórios em sua jornada, além de fazer dezenas de jovens donzelas caírem de amores por ele.
Merece ser jogado: Bem... Se você queria jogar Disgaea no Xbox, o jeito é jogar Agarest. A proposta do jogo é no mínimo duvidosa, pois mistura simulador de namoro, com forte conteúdo ecchi e um sistema de batalha um pouco desastroso. Pouca coisa foi melhoradas do primeiro Agarest para esse, e o real motivo para ele ocupar o 7º daqui é porque ele é mais novo e com singelos ajustes na mecânica. Caso queira um RPG estratégico, como disse, a lá Disgarea, Records of Agarest War ZERO irá te proporcionar um bom tempo de diversão.
Pontuação no Metacritic: Apenas três reviews com média de 6,5 (jornalistas) / 6.8 (jogadores)

10º Lugar - The Last Remnant

Do que se trata: Rush Sykes tem sua irmã, chamada Irina, sequestrada por um misterioso grupo, usando uma antiga relíquia chamada Remnant. Procurando por ela em uma floresta, ele acaba entrando no meio de uma batalha, pois acaba vendo uma mulher muito parecida com sua irma (sinceramente, não tem nada a ver). Após resolver o mal entendido, Rush acaba fazendo amizade com um nobre de nome David, comandante de uma das tropas da batalha, que o ajudará a procurar por sua irmã, desde que este o ajude em suas cruzadas.
Merece ser jogado: NÃO! Definitivamente NÃO! O jogo foi tremendamente criticado por diversos aspectos em seu design, principalmente pelo carregamento vergonhoso de texturas a cada load carregado, e isso mesmo com o jogo instalado no HD. Mesmo o sistema de batalha sendo deveras divertido, até que o jogador realmente o entenda, já terão passadas umas 10 horas. Na verdade, por mais que nós enchemos o peito para dizer que muitas as vezes gostamos de RPG pela sua complexidade, The Last Remnant possui um dos Battle Systems mais confusos já criados. Outro grande defeito é a movimentação dos personagens, que incomoda os olhos de qualquer um que ver. Como compensação, a dublagem e as músicas são muito bem feitas, mas como sabemos, isso nunca irá sustentar um jogo, independente de que gênero for. Mas caso este jogo ainda desperte interesse em você, a versão para PC foi bastante melhoradas, mas acredito que não valha o investimento.
Pontuação no Metacritic: 66 (jornalistas) / 6.9 (jogadores)

Mais alguns RPGs japoneses para o Xbox 360

Além destes jogos, ainda existem alguns outros poucos JPRGs para o Xbox 360. São estes (seguindo suas respectivas pontuações da crítica especializada e jogadores no Metacritic):

Final Fantasy XIII

Pontuação: 82 (jornalistas) / 6.4 (jogadores)

Final Fantasy XIII-2

Pontuação: 79 (jornalistas) / 6.2 (jogadores)

Lightning Returns: Final Fantasy XIII

Pontuação: 69 (jornalistas) / 6.5 (jogadores)

Record of Agarest War

Pontuação: 71 (jornalistas) / 7,1 (jogadores)

Operation Darkness

Pontuação: 46 (jornalistas) / 6,7 (jogadores)

Spectral Force 3

Pontuação: 59 (jornalistas) / 7,4 (jogadores)

Finalizando

Bem, o como pôde ver, o Xbox 360 recebeu uma relativa boa parcela de JRPGs no seu longo tempo de vida, mesmo alguns não tendo ficados tão famosos. Até mesmo um jogão como Lost Odyssey, que facilmente é considerado o melhor RPG do Xbox, infelizmente não recebeu a atenção devida. Mas antes que possa me criticar pela ordem que estes jogos tiveram aqui no JRPG Spot, vale ressaltar que o objetivo deste post foi de apenas mostrar os jogos lançados para o console e não em dizer que um foi melhor que outro, mesmo que coloquei muitas de minhas opiniões.

Acredito que jogo bom é jogo que nos diverte e nos distrai, e é desta maneira que anseio que tenha visto este post, talvez até você leitor tendo achado estranho Final Fantasy XIII tendo ficado por último, mesmo os três jogos terem acertados alguns pontos, deveram em bem mais aspectos, mas resumindo, não são jogos bons, medianos talvez.

Nos próximos dias você  irá saber de outros JRPGs para outras plataformas.

"Vovô" Ramuh está de volta!! Veja sua participação no gameplays do Episode Duscae em Final Fantasy XV!

Ramuh ou Gandalf? Sem o chapéu é difícil saber
Um dos mais conhecidos Summons da época de ouro de Final Fantasy, o senhor do trovão Ramuh fez sua primeira aparição na demo do décimo quinto jogo da franquia.

No video abaixo, você poderá ter uma amostra de como o game sabe surpreender seus jogadores, e ainda dá a entender o quão promissora será a nova/atual geração de videogames de mesa.

Fazendo sua primeira aparição em Final Fantasy IV, foi no sexto jogo, protagonizado por Terra Brandford que Ramuh teve maior participação na história. Vagamente lembrando o mago Merlim do conto do Rei Arthur. Controlando poderosos raios e o uso masterizado de eletricidade, Ramuh teve aparições em Final Fantasy IV, V, VI, VII, IX, XI, como um holograma no XIII, XIV e agora, no décimo quinto jogo da série.

Veja o vídeo sensacional de como ele é evocado:



A demonstração já está disponível para baixar  na PlayStation Store e Xbox Live, apenas para os donos das edições especiais de Final Fantasy Type-0 HD. Valido lembrar que a edição Day ONE do jogo pode ser baixada completamente em mídia digital.

Shin Megami Tensei Persona 5: resumão de informações e novo trailer!!


Sejamos francos: a série Persona é uma das mais injustiçadas dentro do mundo dos RPGJs japoneses. Por mais que Persona 3 e Persona 4 tenham sido sucessos estrondosos (a aventura de Narukami Yu principalmente em Persona 4), algumas outras séries acabaram por ofuscar a popularidade da franquia da Atlus. Não me entenda mal, mas até mesmo dentro de uma "roda" de conversa entre fãs do gênero, é bem difícil alguém dizer o nome Shin Megami Tensei. Mas isso deve mudar...

Após o anúncio oficial de Persona 5 em 2013 na E3, vários fãs da franquia e até novos jogadores colocaram grande fé no game, e apenas há pouco tempo várias informações do título vieram à luz. Vamos às informações.

O jogo está sendo feito pelos "bam bam bams" da Atlus, sendo dirigido por Katsura Hashino, Shigenori Soejima sendo o designer de personagens e o talentoso Shoji Meguro compondo as músicas do jogo. Os três trabalharam nos últimos jogos da franquia (que na verdade é um spin-off da real Shin Megami Tensei), Persona 3 e 4, no excêntrico Catherine e em Shin Megami Tensei III: Nocturne (que teve até a participação do caçador de demônios Dante, de Devil May Cry). Com o "trio parada dura" comandando o game, é fácil escancarar um sorriso de canto a canto do rosto.

Segundo Hashino, o tema do jogo é "ser pessoal para a mudança", falando mais sobre o lado individualista de cada um, já que a individualidade quebra as regras e modelos de uma sociedade comum, sendo vista como um completo incômodo para a mesma e este o tema que mais será abordado no enredo do novo Persona. Ele comenta que "No entanto, na maneira que como vejo o caráter de uma pessoa, ela pode se espelhar em outras pessoas e também pode mudar a maneira de pensar e agir, para o bem ou para o mal... Isso é o poder em potencial que vejo [na individualidade]”.

A busca por uma identidade em um mundo sufocante sempre esteve em pauta no universo de Persona e este é o real motivo dos protagonistas da série não terem nome e nem uma Persona definida, mesmo que por exemplo os protagonistas (agora com nomes oficiais Yuki Makoto e Narukami Yu) tivessem suas "personificações" Orpheus e Izanagi, respectivamente. "Podemos sentir algum tipo de asfixia hoje em dia, mas já que o mundo é composto de relações entre os seres humanos, é o caráter de uma pessoa, ou o caráter de um grupo, que irá fornecer o ‘poder’ para destruir o ‘sentimento de aprisionamento’”, expressa Hashino.

O produtor também diz que “hoje em dia, existem muitas pessoas por aí que se sentem incapazes de progredir na vida, sem futuro e com um peso enorme nos ombros. Elas não querem manter as mesmas regras e valores dos antepassados, mas também não possuem a força de vontade necessária para sair e quebrar essas barreiras. Porém, no meio disso, você tem esses moleques do colégio que tentam encarar um mundo que quer prendê-los. Se o nosso jogo conseguir encorajar as pessoas a enfrentar os problemas do dia a dia e tomar uma atitude, então nosso trabalho terá valido a pena”, explica.

Hashino também falou um pouco a respeito dos personagens, que não são necessariamente ladrões. “Uma das coisas que nos inspirou foram contos como Lupin III (mangá), a narrativa de um personagem carismático que consegue mudar o mundo através de atitudes consideradas audaciosas. Nos jogos Persona anteriores, as histórias envolviam personagens tradicionais combatendo vilões que qualquer pessoa detestaria, tudo em nome da justiça. Desta vez, os protagonistas de Persona 5 estão correndo atrás do prejuízo por fazer o que achavam ser a coisa certa depois que algo imprevisível dá errado”, afirma.

O sistema de calendário e simulador de encontros, tão famoso e diferencial na série também estará de volta, com aulas chatas (não para quem joga) e colegas de classe que irão até te "bullynar". Após o fim das aulas pela tarde, o protagonista (que fora apelidado de Harry Potter pelos fãs japoneses) irá investigar misteriosos fenômenos que estão ocorrendo em sua região e como de costume irá explorar enormes dungeons, mas que desta vez com recursos mais interativos, como saltar de plataformas à outras e até usar mecânicas Stealth, pegando inimigos desprevenidos pelos cenários. O famoso (e poderoso) All-Out Attack também estará de volta.

Para aqueles que gostam de ver cenas em animês no meio do gameplay, a notícia é boa, pois a empresa responsável pelas animações será o renomado estúdio Production I.G., mundialmente conhecido por dar vida aos personagem do aclamado Ghost in the Shell e Patlabor. O estúdio também já fez animações para outros jogos como Fire Emblem e alguns jogos da série Tales Of.

Logicamente, Persona 5 facilmente tomou as capas das prestigiadas revistas Famitsu e Dengeki, como podem ser vistas abaixo:


A história e informações detalhadas 

Como manda a tradição, a história se focará num jovem rapaz que é transferido para o colégio Shijun (秀尽学園高校 Shūjin Gakuen Kōkō) em Tóquio, ficando hospedado na casa de amigos de seus pais, donos de uma lanchonete. Ao iniciar o ano letivo, ele faz amizade com dois estudantes chamados Ryuji e Anne, e uma gatinha chamada Morgana. Durante a noite, ele deixa seu alter ego lhe controlar, chamado de "O Fantasma" (The Phantom) e procura explicações para um fenômeno anômalo que vem acontecendo em Shibuya.

Mais detalhes foram revelados há poucos dias, dando aos fãs mais detalhes do novo jogo. Confira abaixo:

  • O protagonista se muda para Shibuya durante a Primavera, bem no início do ano letivo. Amigos dos pais dele são os donos de uma lanchonete, que servirá como a casa do garoto e o QG da turma.
  • A atitude calma e reservada pode ser, de fato, a “máscara” que ele usa durante o dia. Um problema bem grande assombra a vida do rapaz, que deve encarar isso ao longo da trama. A cena do trailer em que ele veste uma roupa de prisioneiro e fica atrás de barras de ferro simboliza uma prisão psicológica.
Na falta de uma estação espacial como a da Liga da Justiça, uma mesinha de boteco resolve o problema
  • Os outros integrantes do grupo são Anne e Ryuji. Eles também passaram por apuros e tiveram que sair de casa. A gatinha Morgana é capaz de se transformar e será uma peça-chave na história do jogo. Os três membros serão apresentados logo no começo da trama.
  • Social Links estão no jogo, porém de forma diferente. Não foi confirmado se arcanas existem (representando cada relacionamento e os tipos de personas compatíveis), mas Igor, o icônico tiozinho narigudo que acompanha o seu progresso e ajuda na manipulação das criaturas que se unem ao seu grupo, teve a mesma função nos jogos anteriores e está presente em P5.
  • Pessoas que você conhecer na cidade podem pedir algum tipo de favor ou serviço. Ao realizar essas “cooperações”, você terá alguma vantagem durante as batalhas nas dungeons.
  • Arsene é o persona principal do protagonista (assim como Orpheus e Izanagi foram nos jogos anteriores). Ele possui uma capa que lembra o desenho de asas, simbolizando a imagem de um ladrão que pode chegar a lugares inalcançáveis.
  • O sistema de Press-Turn nas batalhas (tradicional da franquia Shin Megami Tensei, com turnos extras concedidos ao atingir pontos fracos e outras malandragens) também estará em P5, porém com modificações para torná-lo mais agradável.
Este monstro da foto me lembra vagamente o herói japonês Ultraseven. "Qualquer semelhança é mera coincidência"
  • Muitas criaturas, que já estavam presentes em jogos anteriores na série, estão sendo renderizadas em alta definição pela primeira vez.
  • Cada personagem carrega uma espécie de revólver que servirá para ataques de longo alcance. Porém, os objetos não são armas de verdade, apesar de ser possível usá-las em batalha. Quem já jogou Persona 3 deve ter uma noção de algo parecido com os Evokers.
  • O castelo vermelho tem um design fixo e várias áreas do jogo foram especificamente feitas seguindo a temática de ser um ladrão. Porém, elementos aleatórios também estarão presentes no jogo, de alguma maneira ainda não revelada.
  • O som de invocação dos personas mudou e não é mais o barulho de estilhaços. Isso significa que o efeito emitido no fim do trailer quando o protagonista pega fogo pode não significar o surgimento de Arsene.
Sem mais enrolações, confira o último trailer lançado do jogo que teve mais de 1 milhão de visualizações em menos de 24 horas. Para caráter de comparação, Final Fantasy Type-0 HD, que possui marketing matadora, conseguiu pouco mais de 140 mil visualizações!

 

A data real do lançamento de Shin Megami Tensei: Persona 5 ainda é um mistério, mas segundo a Atlus, produtora do game, ele chegará às nossas mãos ainda neste ano de 2015, exclusivamente para as plataformas Sony, PlayStation 3 e PlayStation 4.

Fonte: Baixaki Jogos

Opinião: Assim como Persona 4 fechou com chave de "diamante" a era do PlayStation 2, Persona 5 poderá dar aos donos do PS3 um excelente sentimento de despedida e ao mesmo tempo, dando boas vindas aos que já estão na nova gen com o PS4. Particularmente sou um grande fã da franquia Persona, principalmente por suas tramas inteligentes e maduras, se diferenciando completamente do usual que vemos por ai, principalmente nos JRPGs desta geração. Não que não goste, mas jogos como Magna Carta 2 (Xbox 360) e Hyperdimension Neptunia (PlayStation 3) me desmotivaram a jogar o gênero. Sua jogabilidade matadora e divertida, aliada as musicas chicletes de Shoji Meguro fazem da série realmente ser épica. Persona está ao lado de outras duas franquias que mais amo (os jogos Xenos e Star Ocean). Caso nunca experimentou, realmente aconselho a jogar ao menos um jogo da série! Mesmo que tenha o pseudo Remake do Persona 4 para PS Vita, faça uma forcinha, todos podem ter um PS2 hoje, então "bora jogar"!

Kingdom Hearts III: especulações e resumo de informações sobre o futuro da franquia


Eis aí um dos melhores JRPGs já lançados e que está causando uma ansiedade do capeta entre os fãs. Criada pelo gênio designer Tetsuya Nomura, Kingdom Hearts tinha tudo para ser um tremendo desastre, pois quem imaginaria misturar Final Fantasy com Disney? Pois bem, felizmente isso não aconteceu e o resultado foi uma das melhores série de RPGs já lançadas.

Fazendo um enorme sucesso no bom e velho PlayStation 2, e posteriormente com seus aclamados (e/ou criticados) Spin-offs, desde muito tempo os fãs aguardam o terceiro título numerado da complexa história de Sora, Pato Donald e Pateta. Anunciado na E3 de 2013, finalmente Kingdom Hearts III começou a ser produzido, mas pelo que se consta; em passos pequenos, já que outro título igualmente aguardado também está dando muito trabalho a Square, o Final Fantasy XV.

Assim como em Final Fantasy XV, inicialmente o jogo iria usar o poderoso motor gráfico Luminous, atualmente um dos mais poderosos, mas há algum tempo a equipe de produção resolveu converter o que já tinham feito para a Engine Unreal 4. Logicamente isso causou uma enorme desconforto nos fãs, mas logo a equipe do jogo se explicou.

Segundo o site Eurogamer, Tai Yasue, um dos diretores e designers do novo jogo, não havia nada de errado com o motor Luminous, porém a equipe decidiu trocar para a Unreal Engine 4 pois ela condizia melhor com propósito do jogo, e que, além disso, muitos desenvolvedores estão usando-a atualmente para seus respectivos jogos.

Ele também ressaltou que não foi tão fácil converter um motor para o outro, mas diversos funcionários da Epic Games (que criaram a Unreal Engine 4) têm ajudado bastante a Square Enix, quando ocorre algum problema ou dúvidas sobre a Engine. Outra informação é a Square Enix precisou personalizar certas coisas referentes ao novo motor, como adicionar determinados parâmetros para que ele ficasse de acordo com o que o grupo precisava.

Mas então? O que já tinha feito foi jogado no lixo!?

Antes que você quebre o monitor ou algum jogo de sua amada coleção por achar que o que já tinha sido feito foi deletado, melhor ficar calminho. Yasue contou que o grupo conseguiu reaproveitar tudo o que existia antes da troca. Segundo ele: "Usamos os mesmos recursos gráficos, então não jogamos fora nada do que tínhamos feito. Acho que adquirimos muita experiência ao fazer aquilo [referindo-se ao trailer] para a E3. Aprendemos muito com o desenvolvimento até agora", comentou o co-diretor.

Somado a isso, todos os fãs sabem que mesmo sendo uma parceria, a Disney consegue criar atritos no time de produção, impedindo que alguns mundos de suas produções sejam utilizadas nos jogos da franquia. Porém, atualmente ela tem sido mais generosa com a Square Enix, deixando-a usar muito material e coisas inéditas, que já são consideradas para o novo jogo.

Sendo agora detentora dos direitos relacionados à Marvel e o universo de Star Wars, Yasue não descarta a possibilidade de ver Sora juntando forças com os "Filhos do Átomo" e Anakin Skywalker, por mais estranho que isso possa parecer.

“Sim, estamos [considerando incluir Marvel e Star Wars no novo jogo]. Todos são considerados. Nada está fora dos limites, estamos olhando para todos os mundos. Há muitos conceitos interessantes a serem considerados. Estamos realmente satisfeitos com isso, mas ao mesmo tempo é bem difícil escolher”, comentou Yassue durante uma entrevista realizada em Londres com a divisão britânica do Kotaku.

Estranho? Sim! Muito! Mas antes ninguém colocava fé na franquia; hoje todos amam. É aguardar e torcer para dar certo.
Ele também revelou que o time de desenvolvimento está se esforçando muito em colocar coisas originais e muita variedade no novo Kingdom Hearts. Outro ponto mencionado, que irá apaziguar uma possível fúria dos fãs com a talvez adição dos mundos Marvel e Star Wars, é que só serão adicionados ao jogo se realmente tiverem coerência para o enredo do game.

Teremos novidades em 2015? 

De acordo com diversos boatos que circulam por aí na internet, é possível sim. A Disney irá realizar um evento chamado de D23 Expo Japan de 6 a 8 de novembro no seu parque em Tóquio. Porém, algum dias antes (mais precisamente em 3 de novembro) vai acontecer o Kingdom Hearts Fan Event no Cinema Ikspari, em Chiba, onde possivelmente saberemos um pouco mais sobre o novo jogo.

Como estamos "próximos" da E3 deste ano, que irá acontecer nos dias 16 a 18 de junho, e mais no final do ano com a Tokyo Game Show, que está agendada para 17 e 20 setembro, portanto como dizem, "a esperança é a última que morre".

Confira abaixo os dois teasers lançados do jogo:




Kingdom Hearts III ainda continua sem data de lançamento e chegará exclusivamente para PlayStation 4 e Xbox ONE.

Opinião: Ao menos pra mim não é surpresa em saber que KHIII não usará o motor Luminous, já que é sabido que mesmo sendo dona desta Engine, a Square está tendo muito trabalho em administrar esta poderosa ferramenta, e que até circulam boatos de que ela não irá usá-la novamente, sendo exclusiva do Final Fantasy XV. Que os deuses não deixem quem isso seja verdade.

quarta-feira, 11 de março de 2015

Novas informações e videos de Final Fantasy XV: Episode Duscae


Alguns fãs, sites e a próprias Square Enix lançaram diversos vídeos sobre a aguardada demonstração de Final Fantasy XV.

A gigante japonesa aproveitou o evento PAX East 2015 para deixar os admiradores da série com ainda mais água na boca. Veja os vídeos abaixo:


O vídeo acima mostra um estábulos da "galinhas gigantes" da franquia, os famosos Chocobos.


Este vídeo não é o do evento PAX East, mas sim da renomada revista Famitsu, que teve a oportunidade de jogar a demo em primeira mão.


Neste vídeo você poderá como os amigos do Noctis irão lutar e agir durante as batalhas.

A esperada luta contra o colossal Behemoth

Um dos maiores desafios da demo será a luta contra o gigantesco Behemoth, que sempre apareceu nos trailers de Final Fantasy XV e agora foram liberados dois vídeos da luta com este monstro. Ele será conhecido como  DeadEye, já que um de seus olhos está furado. Perceba que Noctis e seu grupo fazem uso disso para poder desviar de vários de seus ataques.




A "benção" do criador de Final Fantasy

Mesmo que já tenha muitos anos que Sakaguchi (uma das maiores lendas dentro do universo dos RPGs japoneses) saiu da Square, ele muitas as vezes dá algum suporte dentro de sua antiga "casa". Embora ele tendo admitido que não jogaria quaisquer outro jogo da série, ele parece estar muito animado com Final Fantasy XV, revelando que está muito ansioso para jogar o game.

Há poucos dias ele admitiu ter aconselhado Hajime Tabata (o diretor do jogo) sobre determinadas coisas sobre o jogo. "O meu conselho foi este: 'Pessoal, vocês devem fazer tudo aquelo que querem no jogo, mas certifiquem-se de não deixar nenhuma ponta solta. É muito importante que tenha certeza de entregar um produto completo para o público e que quando forem fazer o próximo jogo; comecem tudo de novo", declara para o site IGN.

Ele acrescentou também um outro comentário expressando sua ansiedade: "Estou ansioso para jogar Final Fantasy XV e pelo que vi até agora do jogo - dirigindo um carrão conversível, me trouxe um forte sentimento de nostalgia... É como se estive embarcando numa nova aventura."

Com uma literal "benção" do criador da série, expressando ansiedade sobre o jogo é a prova de que Final Fantasy XV vai trazer de volta a glória da franquia e poder ser um dos melhores FF já lançados.

A demonstração do jogo será lançada este mês, no dia 20, incluído nas edições especiais e Day One de Final Fantasy Type-0 HD.

Opinião: Com uma declaração de que "É muito importante que tenha certeza de entregar um produto completo para o público e que quando forem fazer o próximo jogo; comecem tudo de novo", já dá para perceber que felizmente não veremos um FFXV-2, pois definitivamente, Final Fantasy não funciona com continuações. E espero do fundo do coração que este "tapa de luva" tenha chegado ao rosto de Motomu Toriyama e o tenha feito sentir vergonha do que aprontou com a franquia.
Se os grandes executivos da Square seguirem o conselho do mestre, poderemos ver um Final Fantasy XVI ser anunciado em 2016 ou 2017, pois já existem boatos de que ele já está em processo inicial de produção. Tomara que esta nova geração de consoles nos traga diversos outros JRPGs de alto calibre, pois nesta, poucos souberam cativar os fãs; como por exemplo Ni no Kuni (exclusivo do PS3) e Lost Odyssey (do Xbox 360).

quinta-feira, 5 de março de 2015

Mevius Final Fantasy: o jogo que te fará comprar um Smartphone ninja (ou não)


Talvez você não tenha sabido, mas há algum tempo a Square Enix está em um novo projeto digno de Final Fantasy numerado, porém para uma plataforma muito surreal; ao menos para os ocidentais. Intitulado Mevius Final Fantasy, ele deve chegar ao mercado japonês em algum momento do segundo trimestre de 2015 para Smartphones e Tablets

A empresa anunciou o jogo há alguns meses mas somente agora ela deu uma pequena amostra deste jogo que fará você esquecer PlayStation, Xbox e WiiU para comprar um Smartphones/Tablets com iOS (iPhone/iPad) e Android (Galaxys da vida). Para você ficar de queixo caído, a equipe de desenvolvimento do jogo conta com nomes lendários e conhecidos dos fãs da série, com Yoshinori Kitase atuando como produtor, Kazushige Nojima cuidando da ambientação e Toshiyuki Itahana à frente do design de personagens. Além deles, muitos outros funcionários da companhia estão auxiliando na produção do game.

Já dá para soltar um sorrizinho com estas duas lendas trabalhando juntas novamente
O jogo tem a temática Warriors of Light, e que sua qualidade será parecida com a de outros games já disponíveis.  Os jogadores vão contar com diversas habilidades para usar nas batalhas e classes para escolher, tudo isso somado às mecânicas já conhecidas dos títulos da série.

O trailer abaixo mostra que o game utiliza a plataforma Unity 5, dando incríveis detalhamentos gráficos e telas sobrecarregadas de efeitos ao jogo, mas que irá consumir uma quantidade absurda da bateria do seu dispositivo. No iOS 8, ele fará uso da API Metal, que deixa elementos como reflexão e partículas ainda mais incríveis em dispositivos da Apple.


O RPG tem "escala de jogo de console", ou seja, não deverá em nada para os títulos que atualmente saem por aí da franquia. Você controla um protagonista que é guiado por uma voz misteriosa e acorda em um mundo misterioso. As batalhas utilizarão um sistema que se beneficia da tela sensível ao toque, sem deixar de lado a imersão: comandos como lutar serão feitos em poucas batidas no display e vários golpes por turno podem ser aplicados. Habilidades mágicas e um sistema de "Jobs" também estão confirmados.

Mevius Final Fantasy sai no segundo trimestre de 2015 no Japão. Por enquanto, não há uma data específica para outros mercados.

Fonte: Baixaki Jogos

Opinião: Não que esteja puxando sardinha pro PlayStation Vita, mas espero ver o game por aqui no ocidente neste portátil, pois o Nintendo 3DS (até mesmo o New) não deverá conseguir rodar o game, o que será uma pena. Mas isso, SE o jogo for "portado" para estes aparelhos no futuro, assim como foi com Final Fantasy Agito XIII que virou o Type-0 para PSP... Ao menos sonhar é de graça (kkk)!

Theatrhythm Final Fantasy: Curtain Call recebe novas músicas de outros jogos da Square Enix


O novo DLC do Final Fantasy "Guitar Hero" chamado Curtain Call ainda continua recebendo conteúdo extra. Recentemente a Square Enix decidiu não limitar as músicas do game apenas a Final Fantasy, tendo agora músicas de outros jogos da empresa. Desta vez os destaques são as músicas de Chrono Trigger (SNES/PS/DS) e Secret of Mana (SNES), e indo até a jogos recentes como o spin-off de Drakengard: Drakengard: NieR Replicant & NieR Gestalt.

Confira a lista abaixo:
  •  Battle Music Sequence (BMS) 
  • Field Music Sequence (FMS)
  • "Assualt" (Final Fantasy X)
  • "Apoplexy" (Final Fantasy Tactics)
  • "Battle 2" (Romancing SaGa)
  • "Battle with Magus" (Chrono Trigger)
  • "Hills of Radiant Wind" (NieR Replicant & NieR Gestalt)
  • "Into the Thick of it" (Secret of Mana)
Confira o trailer das DLCs


Fonte: Nintendo Blast

Opinião: Sakaguchi deve estar chorando sangue.

Marvelous revela novos detalhes de PoPoLoCrois Farm Story


A Marvelous divulgou novas informações sobre PoPoLoCrois Farm Story, além de algumas screenshot mostrando uma nova região no jogo.

O título, exclusivo para 3DS, será um crossover entre o mundo medieval do RPG PoPoLoCrois e a jogabilidade de Harvest Moon. Ou seja, além de desbravar dungeons e enfrentar inimigos, os jogadores terão que desenvolver suas habilidades em agricultura e pecuária para conseguir dinheiro.

A história de jogo se passará em Galariland, um país vizinho ao reino de PoPoLoCrois , que está sob ataque de um inimigo feroz conhecido como Black Beast, que com seus poderes, acaba afetando o cultivo local. Através de um diplomata, Galariland pede ajuda do Príncipe Pietro, para que este derrote a ameaça.

Embora, quase não haja informações desse país, a Marvelous divulgou que um dos locais por onde Pietro e a sua trupe irão passar será Matthew Village, uma região no extremo do país, onde neva o ano todo. Assim como a existência da Field Dungeon, onde acreditasse que a Black Beast esteja escondida.

A nova região revelada é uma belíssima "terra gelada"
 


PoPoLoCrois Farm Story, será lançado para 3DS no Japão em 18 de junho. Não há previsão de localização do título.

Fonte: Nintendo Blast

Nintendo revela o Bundle de Xenoblade Chronicles X que chegará ao Japão


No início do mês passado a Nintendo anunciou o Bundle do novo jogo Xeno. O pacote irá incluir um Wii U de 32GB, o game, um cartão pré-pago no valor de 1.000 ienes, um mapa especial e um artbook.

Somente há poucos dias a Nintendo revelou a imagem da caixa especial do Wii U. Infelizmente a empresa não revelou se esta edição espacial chegará ao ocidente.

Recentemente a Amazon Italiana colocou o jogo no catálogo, com data de lançamento para o dia 26 de Junho, com preço de 59,99 euros. Será esta a real data do lançamento para versão ocidental? Esperamos que sim, assim como este maravilhoso Bundle também.

Fonte: A casa do Cogumelo

Final Fantasy X/X-2 ganha data de lançamento para PlayStation 4

A Square Enix americana divulgou no seu Twitter que a edição remaster para PlayStation 4 de Final Fantasy X e Final Fantasy X-2 irá ser lançada no dia 12 de Maio.

Para quem fizer a pré-comprar, a empresa irá disponibilizar gratuitamente um calendário de mesa que irá conter muitos artworks do lendário Yoshitaka Amano, artista que fora o designer de personagens do Final Fantasy I ao VI.

Que brinde extra-"Ordinário"!
A coletânea do décimo capitulo jogo da franquia foi lançado para PlayStation 3 e PlayStation Vita em Março do ano passado e foi bem recebido pela crítica, mesmo a mesma criticando a inclusão de algumas texturas de baixa resolução.

Com essa remasterização, o PlayStation 4 irá possuir três jogos remasterizados, em conjunto com Final Fantasy Type-0 HD que irá incluir a Demo do décimo quinto Final Fantasy, intitulada Episode Duscae.

Fonte: Gamespot

Opinião: Não vejo necessidade de jogar o mesmo jogo em uma nova plataforma. A Square está ficando mestra em remasterização e trollagem dos fãs, principalmente com o fiasco do anúncio de Final Fantasy VII para o PS4. FAÇAM A VERSÃO HD DE FINAL FANTASY XII ao invés das maracutaias de Motomu Toriyama!!

Concerto Distant Worlds irá tocar as maravilhosas músicas de Final Fantasy na E3 de 2015


Para os amantes de trilhas sonoras da série Final Fantasy, a edição deste ano da E3 será incrível! O concerto Distant Worlds fará presença na maior feira de videogames do mundo, tocando as melhores músicas da franquia para levar os admiradores à loucura.

A organização do concerto confirmou que estará em Los Angeles no Nokya Theatre, no dia 17 de Junho, sendo liderado pelo maestro Arnie Roth, com os vocais de Susan Calloway e a presença do talentoso Hitoshi Sakimoto, o compositor do magnífico Final Fantasy XII.

Os primeiros ingressos já começaram a serem vendidos e no dia 9 o restante estará disponível para os fãs. O site do evento pode ser acessado abaixo.


Opinião: Com mais essa, a E3 deste ano realmente deverá ser uma das melhores na história do evento!

Lendário criador Hironobu Sakaguchi afirma: "Odeio sequências de jogos"


Este senhor aí da foto, nada mais é que o responsável por nos fazer conhecer o querido gênero de RPG japonês, o lendário criador da série Final Fantasy: Hironobu Sakaguchi.

O mestre revelou em uma entrevista ao site IGN que definitivamente detesta sequências. Segundo suas próprias palavras: "Eu não gosto de sequências, eu as odeio!"

Sakaguchi deu a entrevista há poucos dias, em São Francisco, já que receberia o prêmio Lifetime Achievement Award, dizendo acreditar que um jogo deve dar ao jogador uma experiência completa, em um único jogo. "Era por isso que todos os Final Fantasy tinham um novo elenco, uma nova história e um sistema diferente", revela o criador.

Ele explicou que seguia esta filosofia quando ainda trabalhava na Squaresoft, e que mesmo agora, com um novo time na Mistwalker, segue a risca suas convicções: "O nosso objetivo é dar um jogo completo aos jogadores, dando sempre o máximo para realmente 'fechá-lo', sem possuir lacunas, com isso, não precisamos nos preocupar com continuações", explica.

Depois de sua saída da Square Enix em 2000, a série Final Fantasy passou a sempre optar por expandir o universo dos jogos, como Final Fantasy X-2, Final Fantasy XII: Revenant Wings e a trilogia Final Fantasy XIII. Apesar de muitas críticas e reclamações, o último episódio da saga da Lightning vendeu mais de 1 milhão de cópias ao redor do mundo.

Opinião: Esta declaração expõe por completo o descontentamento do criador com a série que ele mesmo criou: Final Fantasy. Mesmo que infelizmente ele quase levou a antiga (e saudosa) Squaresoft à falência, após sua junção com a Enix, os jogos principais da franquia cada vez se tornam mais fracos (com exceção de Final Fantasy XII). É valido ressaltar que o principal diretor destes jogos é Motomu Toriyama, que tem o dom para estragar a franquia, com o "horroroso e purpurinado" Final Fantasy X-2, com a sequência totalmente desnecessária do décimo segundo jogo da franquia e a trilogia XIII, que definitivamente não agradou NINGUÉM e fez a série ser motivo de chacota.
O que não dá para entender, na minha humilde opinião, é como a empresa aceitou a saída deste Mestre e não toma nenhuma providência com as atitudes, no mínimo duvidosas do designer e diretor Toriyama; que suja a cada novo jogo, o nome da franquia Final Fantasy. Felizmente ainda temos alguém com decência na empresa como Tetsuya Nomura (criador da série Kingdom Hearts) e Hajime Tabata. Este último que está dirigindo o promissor Final Fantasy XV e levou a série a um patamar, mais maduro e realista, mesmo com spin-offs como Crisis Core: Final Fantasy VII e Final Fantasy Type-0, colocando temas mais complexos e dramáticos à franquia. Infelizmente, o Mestre Nomura já revelou há alguns anos que não irá mais participar da produção de novos Final Fantasy, se dedicando exclusivamente à sua diviníssima obra Kingdom Hearts, deixando as portas abertas para Tabata ou algum jovem membro, mas também dando espaço para as trapalhadas "cor de rosa" de Motomu Toryama.

Um dos mais impressionantes JPRGs que os fãs puderam apreciar! Lost Odyssey é épico do início ao fim!
Mas nem tudo está perdido, pois a Mistwalker, a nova "casa" de Sakaguchi, sempre consegue nos surpreender, como em The Last Story (que sempre será o painel do JRPG Spot), Blue Dragon e o magnifico Lost Odyssey (os dois últimos exclusivos do Xbox 360). E que venham mais jogos deste lendário mestre nesta nova e promissora geração!

Fonte: IGN