Este senhor aí da foto, nada mais é que o responsável por nos fazer conhecer o querido gênero de RPG japonês, o lendário criador da série Final Fantasy: Hironobu Sakaguchi.
O mestre revelou em uma entrevista ao site IGN que definitivamente detesta sequências. Segundo suas próprias palavras: "Eu não gosto de sequências, eu as odeio!"
Sakaguchi deu a entrevista há poucos dias, em São Francisco, já que receberia o prêmio Lifetime Achievement Award, dizendo acreditar que um jogo deve dar ao jogador uma experiência completa, em um único jogo. "Era por isso que todos os Final Fantasy tinham um novo elenco, uma nova história e um sistema diferente", revela o criador.
Ele explicou que seguia esta filosofia quando ainda trabalhava na Squaresoft, e que mesmo agora, com um novo time na Mistwalker, segue a risca suas convicções: "O nosso objetivo é dar um jogo completo aos jogadores, dando sempre o máximo para realmente 'fechá-lo', sem possuir lacunas, com isso, não precisamos nos preocupar com continuações", explica.
Depois de sua saída da Square Enix em 2000, a série Final Fantasy passou a sempre optar por expandir o universo dos jogos, como Final Fantasy X-2, Final Fantasy XII: Revenant Wings e a trilogia Final Fantasy XIII. Apesar de muitas críticas e reclamações, o último episódio da saga da Lightning vendeu mais de 1 milhão de cópias ao redor do mundo.
Opinião: Esta declaração expõe por completo o descontentamento do criador com a série que ele mesmo criou: Final Fantasy. Mesmo que infelizmente ele quase levou a antiga (e saudosa) Squaresoft à falência, após sua junção com a Enix, os jogos principais da franquia cada vez se tornam mais fracos (com exceção de Final Fantasy XII). É valido ressaltar que o principal diretor destes jogos é Motomu Toriyama, que tem o dom para estragar a franquia, com o "horroroso e purpurinado" Final Fantasy X-2, com a sequência totalmente desnecessária do décimo segundo jogo da franquia e a trilogia XIII, que definitivamente não agradou NINGUÉM e fez a série ser motivo de chacota.
O que não dá para entender, na minha humilde opinião, é como a empresa aceitou a saída deste Mestre e não toma nenhuma providência com as atitudes, no mínimo duvidosas do designer e diretor Toriyama; que suja a cada novo jogo, o nome da franquia Final Fantasy. Felizmente ainda temos alguém com decência na empresa como Tetsuya Nomura (criador da série Kingdom Hearts) e Hajime Tabata. Este último que está dirigindo o promissor Final Fantasy XV e levou a série a um patamar, mais maduro e realista, mesmo com spin-offs como Crisis Core: Final Fantasy VII e Final Fantasy Type-0, colocando temas mais complexos e dramáticos à franquia. Infelizmente, o Mestre Nomura já revelou há alguns anos que não irá mais participar da produção de novos Final Fantasy, se dedicando exclusivamente à sua diviníssima obra Kingdom Hearts, deixando as portas abertas para Tabata ou algum jovem membro, mas também dando espaço para as trapalhadas "cor de rosa" de Motomu Toryama.
Um dos mais impressionantes JPRGs que os fãs puderam apreciar! Lost Odyssey é épico do início ao fim! |
Fonte: IGN
O mestre Sakaguchi, tem toda a razão, depois de sua saída da SQ a serie não foi mais a mesma,(salvo apenas FF12, que é uma pérola no meio da porcariada que o Bicha Toriyama fez), acredito que a essência de FF está nos enredos, personagens e histórias diferentes, eu mesmo tentei algumas vezes jogar as sequencias, mas infelizmente chegou a dar nojo do trabalho do Toriyama,não vou dizer que a saga FF13 é ruim, ruins são apenas o 13-2 e LRFF13, o FF13 em si é até muito bom, espero que FFXV , renove a franquia e FFXVI seja ainda melhor com ITO o diretor de FF12, e que Toriyama, nunca mais faça outro FF em consoles
ResponderExcluir