Com a objetivo de ajudar os donos dos consoles atuais (ou talvez nem tanto) a conhecerem a maioria dos JRPG para seu console, desta vez vamos conhecer jogos deste gênero para o impressionante Nintendo Wii. Abaixo listei a maioria dos JRPGs conhecidos e outros nem tanto dentre os fãs, com considerações sobre três jogos mais importantes e os seguintes foram escolhidos de acordo com suas respectivas pontuações no site Metacritic
1º Lugar - Xenoblade Chronicles
Do que se trata: Desde tempos imemoriais, dois colossais gigantes lutam desde os primórdios dos tempos: Bionis e Mechonis, até que finalmente, ambos conseguem matar um ao outro. Milhares de anos após, seres orgânicos emergem do corpo fossilizado de Bionis e máquinas de Mechonis. Quando a humanidade se estabelece em diversas colônias em Bionis, tropas robóticas vindas de Mechonis invadem estas colônias e começam uma chacina sem precedentes, até que Dunban, um corajoso soldado da Colônia 9 usa uma misteriosa espada chamada Monado para destruir as tropas inimigas, mesmo a espada sugando sua energia vital. Após várias lutas e eventos, somos apresentados a Shulk, um jovem inventor, morador da Colônia 9, que é obrigado a usar a espada de Dunban e perceber que o destino dos habitantes de Bionis está em suas mãos.
Merece ser jogado: SIM! VOCÊ É OBRIGADO A JOGAR ESTA BELÍSSIMA OBRA DE ARTE!! Xenoblade faz parte do universo Xeno, criado por Tetsuya Takahashi e sua esposa Soraya Saga, os melhores diretores que o mundo dos games já imaginou possuir. Mesmo não sendo tão conhecido como Hironobu Sakaguchi, Takahashi é um gênio, misturando com maestria ficção científica e religião aos seus jogos (quem jogou Xenogears e Xenosaga vão saber o que estou dizendo). Personagens fortes e bem trabalhados, aliados a cenários gigantescos e belíssimos, com um sistema de batalha com mecânicas complexas mas facilmente compreendidas fazem de Xenoblade o melhor JRPG da sétima geração de consoles. Falando de gráficos, Xenoblade dá um banho em super produções com gráficos em HD (aka Lost Odyssey e Final Fantasy XIII) e prova que o Wii é sim um monstro! Mas que infelizmente é muito menosprezado pelos desenvolvedores e até muitos gamers. Se você possuir um Wii, esqueça os Super Marios da vida e caia de boca neste, que é um dos melhores JRPGs já criados!!
Pontuação no Metacritic: 92 (jornalistas) / 8.8 (jogadores)
2º Lugar - The Last Story
Do que se trata: Conta a história de Zael (Elza no Japão), um habilidoso mercenário que sonha em se tornar um cavaleiro, liderado por Dagran, que vive de campos de batalha à outros, lutando para sobreviver, ao lado de mais alguns amigos (Syrenne, Yurick, Lowell e Mirania). Quando chegam na ilha Lazullis, durante uma missão, Zael adquire um novo poder, que intriga seus amigos. Mais a frente, ele conhece Calista (Kanan no Japão), filha de um dos nobres de Lazullis, que está sendo obrigada a se casar com um dos nobres contra a sua vontade. Aos poucos o grupo descobre sobre uma antiga raça de humanoides, conhecidos como Gurak, que possuem um avançado conhecimento de tecnologia, mas que foram derrotados pelos humanos.
Merece ser jogado: Meu amigo(a), Sakuguchi e Uematsu encabeçando o projeto. Por mais que existam alguns probleminhas técnicos (como modelagem e sincronia labial), The Last Story é um excelente jogo, com músicas que facilmente podem ser ditas como algumas das melhores do mestre Uematsu. Uma coisa interessante e original é que cada personagem tem um número determinado de "mortes", que quando sendo ultrapassado, faz com que ele nunca mais poderá ser usado. Outro ponto interessante é que ele tem modo online (mesmo que possivelmente seu servido já tenha sido fechado), permitindo jogadores ser enfrentarem. Esse jogo foi tão aguardado no ocidente, que milhares de fãs fizeram até petições para a Big N lançá-lo por aqui na América (ele já tinha chegado ao ocidente, mas apenas na Europa inicialmente).
3º Lugar - Pandora's Tower
Do que se trata: Sucumbida por uma maldição, a bela cantora Elena poderá se transformar num horrendo monstro em poucos dias, fazendo com que os soldados de onde mora, o Reino de Elyria, a matarem. Felizmente, o jovem mercenário Aeron decide salva-la, a tirando da cidade e indo para um misterioso local onde treze torres, acorrentadas uma às outras esconde o segredo para livrar Elena de seu terrível destino, fazendo-a comer a carne de monstros derrotados, mesmo ela sendo vegetariana. Mas isso é o que uma sinistra bruxa chamada Mavda disse aos dois.
Merece ser jogado: COM CERTEZA! Misturando elementos de jogos de ação e RPG, Pandora's Tower é único, com cenários belíssimos, jogabilidade matadora e uma trilha estonteante. O uso do Wii Remote foi muito bem usado no jogo, fazendo os quebra-cabeças (mesmo complicados em algumas partes) serem extremamente divertidos. Um dos pontos fortes do jogo é a tensão que o jogador recebe de ter um tempo predeterminado para derrotar os chefes e entregar as suas entranhas para a pobre Elena comer. Simplesmente é um dos melhores jogos do Wii e um dos melhores JRPG atuais. E por favor, não se deixe levar pela pontuação da crítica especializado sobre o jogo!
Pontuação no Metacritic: 73 (jornalistas) / 8.8 (jogadores)
Agora abaixo você conhecerá os outros JRPGs disponíveis para o Nintendo Wii, sendo uma das plataformas que mais abrigou jogos bons do gênero.
4º Lugar - Super Paper Mario
5º Lugar - Monster Hunter Tri
Pontuação no Metacritic: 84 (jornalistas) / 8.8 (jogadores)
6º Lugar - Muramasa: The Demon Blade
7º Lugar - Rune Factory Frontier
8º Lugar - Fire Emblem: Radiant Dawn
Pontuação no Metacritic: 78 (jornalistas) / 8.9 (jogadores)
9º Lugar - Final Fantasy Fables: Chocobo's Dungeon
Pontuação no Metacritic: 76 (jornalistas) / 7.9 (jogadores)
10º Lugar - Phantom Break: We Meet Again
11º Lugar - Sakura Wars: So Long, My Love
12º Lugar - Fragile Dreams: Farwell Ruins of the Moon
13º Lugar - Final Fantasy Crystal Chronocles: Crystal Bearers
14º Lugar - Valhalla Knights: Eldar Saga
Considerações finais
Como deu para perceber, o Nintendo Wii recebeu uma boa parcela de JRPGs e felizmente a maioria está bem acima da média, sendo apenas três jogos que não se deram muito bem nas críticas especializadas. Vale lembrar que independente da nota que determinado site/revista dá a algum jogo, jogo bom é aquele que nos diverte e distrai. Sinta-se a vontade de criar sua própria lista, o importante é ter horas e horas de diversão "upando"!
Fonte: Metacritc
Nenhum comentário:
Postar um comentário