quinta-feira, 2 de abril de 2015

Resumo de informações de março sobre Final Fantasy XV


Como sempre, deixo reunir um grande número de informações sobre o aguardado Final Fantasy para divulgar aqui para os leitores. As últimas semanas foram relativamente "mornas" com informações sobre o game protagonizado por Noctis, mas ainda assim não deixam de ser novidades interessantes. Vamos lá!

Porquê Final Fantasy XV será protagonizado apenas por homens?

Quem já acompanha a série há algum tempo, sabe que em 95% dos Final Fantasy, o grupo é formado por integrantes de ambos os sexos; porém alguns fãs não estão gostando de ter um grupo só de "cuecas" no novo jogo. Mas a equipe de produção revelou que esta medida de design foi imposta para tornar o jogo mais acessível.

O diretor do game, Hajime Tabata deu a explicação para este motivo para o pessoal do GameSpot: “Honestamente, um grupo formado só por homens parece ser mais acessível para os jogadores. A presença de uma mulher no grupo iria mudar o comportamento deles, então agiriam de forma diferente. Portanto, para dar um sentimento mais natural e fazer com que eles se pareçam mais sinceros e honestos, ter todos [os personagens] do mesmo gênero fazia mais sentido”, explicou.

O motivo foi que para ele e a equipe de produção, a temática “garotos sempre serão garotos” dará aos jogadores uma melhor sensação de espontaneidade dos personagens, já que se estivessem perto de mulheres, suas ações seriam diferentes, "mais refinadas", dando a impressão de que eles são superficiais.

Mas espere! Parece que teremos sim, a presença de uma mulher no grupo

Particularmente... Eu quero essa belezinha desfilando suas curvas 
Embora esta explicação extremamente plausível sobre o porquê do grupo ser apenas masculino, ainda assim existem alguns fãs que não se agradaram. Poucos dias depois, a equipe revelou que há uma chance sim de que uma integrante mulher possa seguir Noctis em sua jornada; mesmo que como convidada.

Em uma entrevista à revista Famitsu, Tabata explicou que as chances disso acontecer são relativamente altas. “É possível que uma personagem feminina se una ao seu grupo como convidada. Como estamos falando de quatro caras viajando juntos, pode ser um ponto interessante ver como esses jovens reagem quando uma mulher se junta a eles como convidada”, comentou Tabata.


É valido mencionar que até o atual momento, apenas três personagens femininas foram reveladas: Stella e sua irmã Lunafreya e Cindy (esta última que pegou todos de surpresa). Se olharmos ainda mais pra atrás, ainda existem mais duas personagens femininas misteriosas: uma, aparentemente cavaleira Dragoon vista no último trailer do jogo quando ainda se chamava Versus XIII (que ainda não sabemos se estará de fato no jogo, agora sendo o décimo quinto numerado) e esta mulher de cabelos negros da imagem acima.

Seja como for, mais informações sobre o elenco feminino teremos muito provavelmente (se a Square não continuar nesta babaquice de "trollar" os fãs) na E3 deste ano.

As comparações de performance entre o PlayStation 4 e o Xbox ONE da demonstração Episode Duscae

Infelizmente, a velha briguinha de consoles começou a contabilizar até como cada aparelho funciona em demos; embora realmente o PS4 tenha se saído melhor.

O site Digital Foundry realizou um teste da demo nos dois consoles e revelou diversos problemas; algo já esperado. Como já revelado, Episode Duscae não iria rodar em 1080p, mas no PlayStation a demo rodou em 1600x900 pixels, enquanto no Xbox ONE foram 1408x792. Mas o site citou que em ambas as plataformas, a demonstração exibe um belíssimo efeito de profundidade.

Outro problema foram os filtros de texturas, resultando imagens de baixíssima qualidade em diversos pontos. Mas o que de fato realmente decepcionou (no caso, no Xbox) foram as taxas de framerate: Enquanto na plataforma da Sony há quedas de 2 a 3 quadros, essa quantia ultrapassou facilmente 5 quadros no console da Microsoft. Existem alguns trechos de batalhas em que o Xbox ONE rodou a demo com apenas 15 frames por segundo.

Mesmo com os diversos problemas (alguns relatados até pelos jogadores como problemas de câmera e Lock nos inimigos), a Digital Foundry elogiou o poder da Luminous principalmente pelo fato do motor criar ambientes gigantescos, os ciclos de dia e noite realistas e a iluminação HDR. Além do detalhamento dos personagens e detalhes como seus cabelos se movimentam.

Abaixo veja o vídeo da comparação do site e o de gráficos pela GameSpot:



O sistema de batalha

Tabata revelou à Famitsu que os jogadores que não gostaram muito do novo sistema de batalha podem ficar calmos pois o que estava presente na demonstração representava 50% do progresso em relação ao que será visto na versão final.

Ele também mencionou que Ramuh tinha características especiais na demonstração (muito possivelmente seu Overpower 9999) e que a equipe de produção está fazendo modificações que serão vistas na versão final.

Para finalizar, alguns jogadores que terminaram a demo postaram o final da demonstração que mostra um teaser do que iremos encontrar no jogo final.


Final Fantasy XV ainda está sem data de lançamento definida, mas não deverá ser muito distante do final do ano até o primeiro semestre de 2016, sendo lançado para PlayStation 4 e Xbox ONE.

Opinião: Uma imagem vale mais do que mil palavras, certo? Leia abaixo (kkk)

Só não apele comigo! (kkkk)

Um comentário:

  1. Não quero ser crítico nem nada, as duas versões estão lindíssimas, mas mesmo com os problemas da versão do xbox one, eu vi que essa era um pouco mais bonita e detalhada do que a versão do ps4, tanto nas sombras quanto em alguns detalhes dos personagens, como no rosto da cindy que apresentava manchas de graxa mais detalhado no one que no ps4, mas em todo caso quero que todos aproveitem esse que pode ser o maior de todos os FF...

    ResponderExcluir