quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Final Fantasy XV: compilação de informações da Tokyo Game Show 2015


Gostou das novidades sobre os JRPGs destacados na Tokyo Game Show deste ano? Sim, eu sei que gostou. Ainda mais com uma enxurrada de informações do mais aguardado Final Fantasy da história. O décimo quinto da franquia foi o jogo que roubou todos os holofotes para si, e agora, hora de digerir todas as informações liberadas pelo diretor Hajime Tabate no tradicional "evento" Active Time Report. Pronto? Então vamos lá!

Chocobos: o grande destaque do evento


Como dito há alguns dias aqui no blog, os produtores revelaram que as "galinhas gigantes amarelas" da franquia iriam ganhar mais informações sobre a sua mecânica no jogo, e é o que de fato aconteceu.

Tabata disse que os Chocobos serão o melhor e mais rápido método de transporte do jogo quando os quatro protagonistas não estarão dentro do conversível Regalia. O problema disso tudo é que eles deverão ser alugados e pelo que deu-se a entender, só haverá um método de locação: a mensal. Ou seja, Noctis deverá pagar adiantado um mês inteiro para poder andar sobre os bichos. Porém, a a vantagem é que você poderá chama-los á qualquer momento quando estiver a pé.

Obviamente, nas costas de um Chocobo você poderá ir para locais de difícil acesso mais rápido ou até mesmo em locais exclusivos alcançados apenas por eles, assim como em todo Final Fantasy. A diferença é que "a bordo" dos pássaros, você não poderá entrar em batalhas como era no último título da série (Lightning Returns: Final Fantasy XIII). Isso foi mostrado no novo vídeo de gameplay do jogo, que está logo abaixo.

Mas existe um porém: muito provavelmente, ao ser tacado por monstros, seu Chocobo poderá se assustar e derrubá-lo, e para evitar isso, você poderá dar à ele Chocobo Greens, a famosa guloseima favorita dessas aves. Ao comê-los, seu Chocobo irá ganhar mais vitalidade e irá diminuir as chances disso acontecer. Tabata também explicou que estão cogitando a possibilidade de inserir campos onde o jogador poderá colher tais vegetais, mas como dito, ainda é uma "possibilidade", podendo não aparecer no game final.

As informações abaixo já estão confirmadas para estar no jogo final:
  • Os Chocobos (assim como a maioria dos monstros) terão suas formas clássicas no jogo. Isso é, seu design é profundamente baseado nos primeiros jogos da franquia.
  • Você poderá alugá-los por 30 dias, via pagamento por Gil.
  • Se você descer de um Chocobo, ele irá te seguir por um pequeno espaço de tempo. Após isso, ele irá se sentir "livre", indo para qualquer direção. Para chamá-lo, você deverá assoviar para fazê-lo voltar até você.
  • Não haverá a opção de você colocá-los para acasalar ou mesmo melhorar suas características (uma pena).
  • Contudo, se você usá-lo constantemente, seus status irão aumentar gradativamente.
  • Haverá o já conhecido mini-game de corridas de Chocobos.  
  • O Chocobo Negro será um tipo especial deste animal.
Pescaria


Outro recurso que foi comentado anteriormente e que teve um trecho de demonstração foi a pescaria. Noctis poderá se distrair entre as missões para pescar assim como foi no último game numerado que tinha a opção, o Final Fantasy XII. Porém ao contrário deste, você poderá pescar quando lhe bem entender.

Haverão diversos e numerosos locais onde você poderá pescar e pelo visto no gameplay, se tornar um mestre da vara e anzol irá te obrigar a ter reflexos rápidos.
  • Os peixes irão ter os mais diferentes formatos e tamanhos, que quando pegos, poderão ser usados por Ignis para fazer as refeições do grupo.
  • Terão inúmeros tipos de varas de pesca. A Square Enix está considerando implantar varas especiais que só serão pegos em NPCs únicos por meio de sidequests.
  • Também terão várias iscas para atrair determinados tipos de peixes, expandindo assim, a experiência e imersão do jogando com o jogo. 
  • O maior peixe disponível para pescar terá cerca de 1 metro.
  • Haverão Troféus/Conquistas para o mini-game.
Gostou das informações? Acredito que sim, mas uma imagem vale por mil palavras e um vídeo por dezenas delas! Veja abaixo o gameplay destes novos recursos e se delicie com uma nova belíssima nova área!


Detalhes sobre o Rei Regis, Luna e da história


Muitos de nós achamos, no mínimo, muito estranho a mudança do visual engravatado de Regis para um mais... "realista" assim dizendo. Pois é, mas o melhor de tudo é que a explicação para isso é no muito interessante: Tabata explicou que para dar mais dramaticidade à trama, Regis usa o poder característico de seu sangue real para proteger o cristal das forças de Nilfhein, e o preço para isso é seu envelhecimento precoce.

Como o império Nilfheim já está muito próximo de seu objetivo de dominação mundial, o único país que ainda está "fora de controle" é o Reino de Lucis, que permanece assim por ainda possuir o único cristal intacto do planeta. Sendo o guardião do cristal, Regis deixa de usar sua exclusiva habilidade de evocar as Espadas Fantasmas (Phantom Sword) para criar uma barreira envolta do artefato para protegê-lo do reino inimigo, e isso lhe custa muito caro pois isso acelera consideravelmente seu envelhecimento.

Assim como Noctis tem seus próprios amigos, Regis também compartilha seu "grupinho", composto do General Cor e Cid, que possui uma espada muito semelhante à de "Gladio", podendo ser até mesmo seu parente próximo.


Não foi mencionado mais quaisquer informações sobre Cor e principalmente Cid, que diferentemente da versão dos dois últimos Final Fantasy (XII e XIII), voltará a fazer parte do grupo dos "bonzinhos" do jogo.
Finalmente esta beldade teve seu nome revelado
Tabata também finalmente revelou o nome da misteriosa mulher de cabelos negros mostrada em apenas uma imagem anteriormente. Trata-se de Gentiana, que terá um papel de destaque dentro da trama e será ligada à Luna. Mais informações sobre a personagem não foram reveladas, mas pode-se tratar da mulher que conseguirá evocar a Eidolon Leviathan, já que Tabata explicou que quem a comandará será uma "mulher com muita importância dentro do jogo". Especulações à mil, resta-nos esperar por mais divulgações.

Mais informações do romance de Luna e Noctis


Como prometido, Tabata divulgou mais informações sobre a companheira romântica de Noctis. Luna e o protagonista se conhecem deste criança e neste tempo, ambos fizeram uma promessa; que obviamente, Tabata não irá revelar nem por decreto. Na fase atual, Luna vive em Tenebrae, sua terra natal, que é controlada parcialmente pelas forças do Império de Nilfheim. No entanto, mesmo com as restrições do império, ela tem certa liberdade para ir e vir no território quando lhe bem entender. O motivo é que ela é um "Oráculo", uma pessoa com a singular habilidade de conversar com os deuses (ou Eidolons, no caso). Isso lhe "separa" das pessoas comuns, até porque ela é a mais jovem Oráculo da história.

Tabata também revelou que sua arma será uma lança de pontas em suas duas extremidades, e possivelmente, nós jogadores poderemos ter a oportunidade de jogar como ela e ver o rumo da história por suas próprias perspectivas.

Espera aí?! Sem muitas Summons??

Sim, você não leu errado; não existirão muitas evocações no jogo... ao menos não no planejamento atual. Tabata explicou que existirão poucos Eidolons no jogo, já que no contexto da história, eles não terão muita afinidade com os humanos.

A Square Enix quer que as evocações tenham um papel de destaque e exclusividade dentro do jogo, dando à elas um ar de mistério e algo inimaginavelmente inalcançável. Elas são divindades responsáveis pela criação do mundo e dos próprios humanos. Sendo assim, seria algo incoerente vermos um humano controlando seus próprios deuses/criadores.

Pequenas informações, grandes revelações

Antes, durante e depois do Active Time Report, a produção de Final Fantasy XV divulgou mais informações sobre o título. São importantes, mas, "com poucas linhas", portanto irei mostrá-las em pequenos tópicos:

  • Com sua progressão durante o jogo, você gradativamente irá perceber que as noites ficarão maiores. O motivo é a "Praga da Estrela" (Plague of the Star), um fenômeno que Luna está tentando impedir graças aos seus poderes como Oráculo. Gentiana também será uma "existência anômala".
  • O cão mostrado nos trailers "Dawn" terá um papel de "mensageiro" entre Noctis e Luna. Haverá um outro, branco, que desempenhará o mesmo papel que o rajado. Ele pode ser visto acima, na artwork de Noctis e Luna como crianças.
  • A mãe de Noctis morreu quando ele ainda era bem pequeno.
  • A compositora do jogo é Yoko Shimomura, que se destacou com suas incríveis melodias na série Kingdom Hearts. Ela esta compondo sua versão do tradicional Tema Principal da franquia e ainda está terminando seu trabalho com o tema dos Chocobos, que pode ser ouvido no gameplay mostrado no início da matéria.
  • Ignis, Gladiolus e Prompto terão suas próprias formas de entretenimento quando estão viajando: Gladiolus irá tentar aprender novas formas de técnicas de batalha para ajudar Noctis; Prompto por sua vez, por ser um "playboy", irá passar o tempo tirando selfies durante as viagens do grupo.
  • Você não terá a oportunidade de investigar a cratera de meteoro que funciona como forma de energia para a cidade de Lestallum, já que ela se originou muito tempo antes dos eventos do jogo.
  • Os mascotes da franquia não estão planejados para ter muito destaque no jogo. Quem são eles? Os Moogles. Porém, se os fãs pedirem muito, poderá a possibilidade de aumentarem sua participação.
  • O conhecido "Senhor de Todas as Lâminas" Gilgamesh não está planejado para estar no jogo, mas poderá aparecer por meio de DLC.
  • Tabata informou que felizmente, se haver conteúdo descarregável (as infames DLCs) elas serão TOTALMENTE GRATUITAS. Elas incluirão as previamente citadas Airships.
  • Noctis não ganhará a habilidade de dar saltos duplos, mas ele irá ganhar movimentos extensos de combos aéreos.
  • As magias tradicionais de Final Fantasy estarão presentes no jogo, mas o time de produção está planejando adicionar um novo tipo delas.
  •  Armas de fogo terão um papel diferente das armas traicionais: não será possível criar combos com elas e você precisará recarregá-las com balas para dar mais realismo ao jogo.
  • Derrotar Summons poderá lhe trazer vários benefícios, como absorver algum de seus poderes.
  • Os membros do grupo (excluindo Noctis) terão a possibilidade de usar armas secundárias. Por exemplo, Gladiolus poderá equipar um escudo.
  • Não existirão telas de carregamentos (Loads) enquanto o jogador estiver explorando o mapa, mas irão aparecer durante alguns momentos do enredo.
  • Mais detalhes sobre os personagens e monstros serão divulgados periodicamente entre agora e Março, quando a data de lançamento será finalmente revelada.

Gostou desta gigantesca quantidade de informações? Infelizmente não foi revelado quando haverá um novo Active Time Report, mas esperamos não demorar muito. Final Fantasy XV será lançado para PlayStation 4 e Xbox One ano que vem, em 2016 e sua data real de lançamento será divulgada em Março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário