quarta-feira, 18 de março de 2015

Shin Megami Tensei Persona 5: resumão de informações e novo trailer!!


Sejamos francos: a série Persona é uma das mais injustiçadas dentro do mundo dos RPGJs japoneses. Por mais que Persona 3 e Persona 4 tenham sido sucessos estrondosos (a aventura de Narukami Yu principalmente em Persona 4), algumas outras séries acabaram por ofuscar a popularidade da franquia da Atlus. Não me entenda mal, mas até mesmo dentro de uma "roda" de conversa entre fãs do gênero, é bem difícil alguém dizer o nome Shin Megami Tensei. Mas isso deve mudar...

Após o anúncio oficial de Persona 5 em 2013 na E3, vários fãs da franquia e até novos jogadores colocaram grande fé no game, e apenas há pouco tempo várias informações do título vieram à luz. Vamos às informações.

O jogo está sendo feito pelos "bam bam bams" da Atlus, sendo dirigido por Katsura Hashino, Shigenori Soejima sendo o designer de personagens e o talentoso Shoji Meguro compondo as músicas do jogo. Os três trabalharam nos últimos jogos da franquia (que na verdade é um spin-off da real Shin Megami Tensei), Persona 3 e 4, no excêntrico Catherine e em Shin Megami Tensei III: Nocturne (que teve até a participação do caçador de demônios Dante, de Devil May Cry). Com o "trio parada dura" comandando o game, é fácil escancarar um sorriso de canto a canto do rosto.

Segundo Hashino, o tema do jogo é "ser pessoal para a mudança", falando mais sobre o lado individualista de cada um, já que a individualidade quebra as regras e modelos de uma sociedade comum, sendo vista como um completo incômodo para a mesma e este o tema que mais será abordado no enredo do novo Persona. Ele comenta que "No entanto, na maneira que como vejo o caráter de uma pessoa, ela pode se espelhar em outras pessoas e também pode mudar a maneira de pensar e agir, para o bem ou para o mal... Isso é o poder em potencial que vejo [na individualidade]”.

A busca por uma identidade em um mundo sufocante sempre esteve em pauta no universo de Persona e este é o real motivo dos protagonistas da série não terem nome e nem uma Persona definida, mesmo que por exemplo os protagonistas (agora com nomes oficiais Yuki Makoto e Narukami Yu) tivessem suas "personificações" Orpheus e Izanagi, respectivamente. "Podemos sentir algum tipo de asfixia hoje em dia, mas já que o mundo é composto de relações entre os seres humanos, é o caráter de uma pessoa, ou o caráter de um grupo, que irá fornecer o ‘poder’ para destruir o ‘sentimento de aprisionamento’”, expressa Hashino.

O produtor também diz que “hoje em dia, existem muitas pessoas por aí que se sentem incapazes de progredir na vida, sem futuro e com um peso enorme nos ombros. Elas não querem manter as mesmas regras e valores dos antepassados, mas também não possuem a força de vontade necessária para sair e quebrar essas barreiras. Porém, no meio disso, você tem esses moleques do colégio que tentam encarar um mundo que quer prendê-los. Se o nosso jogo conseguir encorajar as pessoas a enfrentar os problemas do dia a dia e tomar uma atitude, então nosso trabalho terá valido a pena”, explica.

Hashino também falou um pouco a respeito dos personagens, que não são necessariamente ladrões. “Uma das coisas que nos inspirou foram contos como Lupin III (mangá), a narrativa de um personagem carismático que consegue mudar o mundo através de atitudes consideradas audaciosas. Nos jogos Persona anteriores, as histórias envolviam personagens tradicionais combatendo vilões que qualquer pessoa detestaria, tudo em nome da justiça. Desta vez, os protagonistas de Persona 5 estão correndo atrás do prejuízo por fazer o que achavam ser a coisa certa depois que algo imprevisível dá errado”, afirma.

O sistema de calendário e simulador de encontros, tão famoso e diferencial na série também estará de volta, com aulas chatas (não para quem joga) e colegas de classe que irão até te "bullynar". Após o fim das aulas pela tarde, o protagonista (que fora apelidado de Harry Potter pelos fãs japoneses) irá investigar misteriosos fenômenos que estão ocorrendo em sua região e como de costume irá explorar enormes dungeons, mas que desta vez com recursos mais interativos, como saltar de plataformas à outras e até usar mecânicas Stealth, pegando inimigos desprevenidos pelos cenários. O famoso (e poderoso) All-Out Attack também estará de volta.

Para aqueles que gostam de ver cenas em animês no meio do gameplay, a notícia é boa, pois a empresa responsável pelas animações será o renomado estúdio Production I.G., mundialmente conhecido por dar vida aos personagem do aclamado Ghost in the Shell e Patlabor. O estúdio também já fez animações para outros jogos como Fire Emblem e alguns jogos da série Tales Of.

Logicamente, Persona 5 facilmente tomou as capas das prestigiadas revistas Famitsu e Dengeki, como podem ser vistas abaixo:


A história e informações detalhadas 

Como manda a tradição, a história se focará num jovem rapaz que é transferido para o colégio Shijun (秀尽学園高校 Shūjin Gakuen Kōkō) em Tóquio, ficando hospedado na casa de amigos de seus pais, donos de uma lanchonete. Ao iniciar o ano letivo, ele faz amizade com dois estudantes chamados Ryuji e Anne, e uma gatinha chamada Morgana. Durante a noite, ele deixa seu alter ego lhe controlar, chamado de "O Fantasma" (The Phantom) e procura explicações para um fenômeno anômalo que vem acontecendo em Shibuya.

Mais detalhes foram revelados há poucos dias, dando aos fãs mais detalhes do novo jogo. Confira abaixo:

  • O protagonista se muda para Shibuya durante a Primavera, bem no início do ano letivo. Amigos dos pais dele são os donos de uma lanchonete, que servirá como a casa do garoto e o QG da turma.
  • A atitude calma e reservada pode ser, de fato, a “máscara” que ele usa durante o dia. Um problema bem grande assombra a vida do rapaz, que deve encarar isso ao longo da trama. A cena do trailer em que ele veste uma roupa de prisioneiro e fica atrás de barras de ferro simboliza uma prisão psicológica.
Na falta de uma estação espacial como a da Liga da Justiça, uma mesinha de boteco resolve o problema
  • Os outros integrantes do grupo são Anne e Ryuji. Eles também passaram por apuros e tiveram que sair de casa. A gatinha Morgana é capaz de se transformar e será uma peça-chave na história do jogo. Os três membros serão apresentados logo no começo da trama.
  • Social Links estão no jogo, porém de forma diferente. Não foi confirmado se arcanas existem (representando cada relacionamento e os tipos de personas compatíveis), mas Igor, o icônico tiozinho narigudo que acompanha o seu progresso e ajuda na manipulação das criaturas que se unem ao seu grupo, teve a mesma função nos jogos anteriores e está presente em P5.
  • Pessoas que você conhecer na cidade podem pedir algum tipo de favor ou serviço. Ao realizar essas “cooperações”, você terá alguma vantagem durante as batalhas nas dungeons.
  • Arsene é o persona principal do protagonista (assim como Orpheus e Izanagi foram nos jogos anteriores). Ele possui uma capa que lembra o desenho de asas, simbolizando a imagem de um ladrão que pode chegar a lugares inalcançáveis.
  • O sistema de Press-Turn nas batalhas (tradicional da franquia Shin Megami Tensei, com turnos extras concedidos ao atingir pontos fracos e outras malandragens) também estará em P5, porém com modificações para torná-lo mais agradável.
Este monstro da foto me lembra vagamente o herói japonês Ultraseven. "Qualquer semelhança é mera coincidência"
  • Muitas criaturas, que já estavam presentes em jogos anteriores na série, estão sendo renderizadas em alta definição pela primeira vez.
  • Cada personagem carrega uma espécie de revólver que servirá para ataques de longo alcance. Porém, os objetos não são armas de verdade, apesar de ser possível usá-las em batalha. Quem já jogou Persona 3 deve ter uma noção de algo parecido com os Evokers.
  • O castelo vermelho tem um design fixo e várias áreas do jogo foram especificamente feitas seguindo a temática de ser um ladrão. Porém, elementos aleatórios também estarão presentes no jogo, de alguma maneira ainda não revelada.
  • O som de invocação dos personas mudou e não é mais o barulho de estilhaços. Isso significa que o efeito emitido no fim do trailer quando o protagonista pega fogo pode não significar o surgimento de Arsene.
Sem mais enrolações, confira o último trailer lançado do jogo que teve mais de 1 milhão de visualizações em menos de 24 horas. Para caráter de comparação, Final Fantasy Type-0 HD, que possui marketing matadora, conseguiu pouco mais de 140 mil visualizações!

 

A data real do lançamento de Shin Megami Tensei: Persona 5 ainda é um mistério, mas segundo a Atlus, produtora do game, ele chegará às nossas mãos ainda neste ano de 2015, exclusivamente para as plataformas Sony, PlayStation 3 e PlayStation 4.

Fonte: Baixaki Jogos

Opinião: Assim como Persona 4 fechou com chave de "diamante" a era do PlayStation 2, Persona 5 poderá dar aos donos do PS3 um excelente sentimento de despedida e ao mesmo tempo, dando boas vindas aos que já estão na nova gen com o PS4. Particularmente sou um grande fã da franquia Persona, principalmente por suas tramas inteligentes e maduras, se diferenciando completamente do usual que vemos por ai, principalmente nos JRPGs desta geração. Não que não goste, mas jogos como Magna Carta 2 (Xbox 360) e Hyperdimension Neptunia (PlayStation 3) me desmotivaram a jogar o gênero. Sua jogabilidade matadora e divertida, aliada as musicas chicletes de Shoji Meguro fazem da série realmente ser épica. Persona está ao lado de outras duas franquias que mais amo (os jogos Xenos e Star Ocean). Caso nunca experimentou, realmente aconselho a jogar ao menos um jogo da série! Mesmo que tenha o pseudo Remake do Persona 4 para PS Vita, faça uma forcinha, todos podem ter um PS2 hoje, então "bora jogar"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário