sábado, 14 de setembro de 2013

Expandindo horizontes - Persona 4 ARENA


Iniciando a nova seção, vou apresentar J-RPGs que se expandiram a outros domínios não se limitando apenas ao clássico gênero. O primeiro “caso” é o jogo Persona 4 ARENA (no japão The Ultimate in the Mayonaka Arena).
Todos nós sabemos que o legado do que se pode dizer do “Spin-Off” da série Shin Megami Tensei dispensa comentários e a fama que o quarto capitulo da série ganhou superou e muito a do terceiro episódio (que já era gigantesco).

Na história original somos apresentados à Narukami Yu (ou Seta Souji para os puritanos), um jovem rapaz que se mudou de Tokyo para a pacata cidade do interior chamada Inaba por culpa do trabalho dos pais. Chegando à cidade Yu reencontra seu tio Ryoutarou e sua prima Nanako. Após iniciar um novo ano letivo na escola da cidade, misteriosos crimes começam a aparecer e quem cuida do caso é o tio do cara que não sabe a quem recorrer para resolver o problema. No decorrer do game, vários colegas de classe de Yu começam a desaparecer e cabe a ele e seu primeiro amigo Yosuke desvendar os misteriosos assassinatos por si só.

Deixando o Spoiler de lado, pois a história é cheia de reviravoltas. Algo que é obrigatório explicar, é que os enredos de Persona 3 e 4 estão muito entrelaçados. Prova disso é que o colégio Yosogami, onde Yu estuda, faz uma excursão ao colégio Gekkoukan, palco dos eventos do Persona 3. Por mais que apenas a Chihiro apareça em ambos P3 e P4, o mais sensato a dizer é que último é uma continuação do 3.

Agora vamos falar do  ARENA:
A história se passa dois meses após o final do jogo original. Yu volta à Inaba para passar a Golden Week (semana de feriados no Japão ocorridas em maio) com seu tio. Até aí tudo bem; reencontrar os amigos, brincar com a Nanako... Porem a curiosidade de saber se o Midnight Channel ainda está no ar é alta, e como combinado, Yu e seus amigos ligam a TV nesta hora e “puts”! O treco ainda está lá e Teddie, com seus clássicos “showzinhos” apresenta o P-1 Grand Prix, um torneio de luta e todo o elenco do Persona 4 está lá. Sem entender nada, Yu e (encabeçando a investigação novamente) Yosuke resolvem investigar o caso, junto de Chie e Yukiko. Dentro do mundo da TV, o grupo encontra uma bela garota que não se lembra do próprio nome, mas diz de pés juntos que é a presidente do concelho estudantil. Paralelo a isso, Naoto está investigando um roubo do grupo Kirijo e alguns dos membros dos SEEDs (a mais tesuda ainda Mitsuru, Aigis e Akihiko) vão para Inaba tentar resolver o problema.

A história é contada por vários pontos de vista e é bem parecido com um Visual Novel. Mas como um jogo de luta, não coloque suas fichas nela. É interessante, sim! Mas vamos dizer que este caso seja uma “nova Dungeon” no jogo original. E poha! Dá um trabalhão conseguir fechar este modo! Para a alegria dos masoquistas. Algo muito bom foram os diálogos, que foram muito bem escritos e recheados de piadas. É hilário ver que Yu é lolicon que protege a Nanako mais que sua vida! Ou Chie com sua fome por carne (sem putaria, safadinho/a!), isso sem falar da descrição dos personagens!


Reunião de adolescentes é assim...

Persona 4 ARENA tem um caso curioso de desenvolvimento. Por quê? Foi confirmado que os diretores da Atlus (dona de SMT) mandaram um simples e-mail para a Arc System Works, a renomada produtora dos games BlazBlue, Hard Corps: Uprising e principalmente a série idolatrada por milhões (eu sou um deles) Guilty Gear, pedindo para fazerem um game de luta baseado no Persona 4. Não houve até então, nenhum telefonema ou reunião entre as duas empresas, apenas a leitura do tal e-mail e então o projeto começou a dar seus primeiros passos. Então damos graças à Deus que a Arc System lê sua caixa de e-mail, caso contrário não poderíamos jogar este ótimo game.

“Mas espera aí??!! Jogo de RPG que virou jogo de luta??! Mas que raios é isso??”. Sim, acredito que foi o que pensou, mas o projeto foi muito bem desenvolvido e prova que a troca de gêneros foi muito bem orquestrada. É meio chato dizer mas, que quem joga RPG passa longe de jogos de luta. Mas de novo, “por quê”? Não que esteja duvidando de sua habilidade com jogos, mas RPGs, principalmente os japoneses são jogos que você precisa simplesmente andar e apertar quase sempre os mesmos botões, já em games de luta é o completo oposto, já que você tem que fazer comandos rápidos com todos e mais alguns botões ou se não vai acabar recebendo um K.O na cara, resumindo; dois gêneros que não tem nada de comum. Mas espera! Persona 4 ARENA é um jogo de luta para jogadores de J-RPGs.

O jogo foi feito, assim dizendo, mais para os jogadores de J-RPGs do que os “ratos de fliperama”, já que a execução dos comandos é absurdamente fácil. Por exemplo, você pode desferir um “combo” (sequência de golpes, ou “emendadas”) mortal simplesmente apertando um único botão e quem não é acostumado a jogar jogos de luta vai se sentir um Daigo Umehara (caso não saiba, este sujeito é um dos melhores jogadores de jogos de luta do mundo).
Caso seja um raro jogador que curta os dois gêneros de certa forma vai ficar um pouco chateado. Como os combos são praticamente automáticos, então você do mesmo jeito, automaticamente não irá querer criar seus próprios combos, o que pode ser considerados por muitos um tiro no pé. Não que você não irá querer criar outros novos, mas a facilidade de fazer um combo lindíssimo apenas apertando Quadrado (PS3) ou X (X360) pode te fazer não usar sua “criatividade”. Algo que pode alegar os “viciados” é o altíssimo nível de dificuldade, que deste modo, você terá que usar todo o seu conhecimento e habilidade neste gênero para progredir no jogo.

Agora vamos falar da jogabilidade:
Persona 4 ARENA, por ser produzido pela empresa de BlazBlue e Guilty Gear carrega algumas das mecânicas destes dois jogos.

Configuração dos botões e uso das Personas:
Os botões Quadrado e X (PS3) ou X e A (X360) são usados para ataques normais, melhor dizendo pelo próprio personagem  e já os Triângulo e Círculo (PS3) / Y e B (X360) são usados para ataques com suas Personas. Mas não se alegre caso adore ver o Izanagi na tela toda hora. Existe quatro barras nos cantos superiores da tela que medem o tanto de vezes que se pode evoca-los (na verdade quatro vezes), caso o adversário consiga atacar o Persona, irá causar o Persona Break, não te permitindo usa-lo durante determinado tempo.

Debuffs:
Este jogo tem Debuffs. Sim, Debuffs em um game de luta! São todos praticamente vistos nos games originais, são eles: Poison, Confusion, Fear, Silence, Enraged, Shock e Charmed. Caso fique “viciado” no game poderá fazer um estrago dos infernos nos seus adversários (melhor ainda se forem amigos seus jogando ao seu lado! gargalhadas garantidas!). O problema é que muitos deles são usados apenas por poucos personagens que são Elizabeth, Teddie e Naoto. Aprender usá-los é de caráter obrigatório nas lutas Online.

Magias originais:
Yu sem Zio não é Yu; Yukiko sem Agi não é Yukiko e por aí vai... As magias originais da franquia marcam presença no game, mas saiba que terá que fazer comandos para usá-las! Algumas delas podem fazer um ótimo estrago no rival e usadas da maneira certa podem o fazer nem se movimentar. Logicamente como em um jogo de luta, estas magias não são usadas de graça (no jogo original, idem) e você não verá o tanto de SP na tela; sim e não, já que ela é descrita com uma barra nos cantos inferiores da tela.

All Out Attack:
Por mais estranho que possa parecer, este “especial” é feito apenas por um personagem e é muito divertido de ver. Para usá-lo apenas aperte ao mesmo tempo os botões Quadrado e X (PS3) / X e A (X360).

Dá Roliugue, Yu!
1 More Burst:
Sim! Eles estão aqui! mas para quem jogou Guilty Gear é praticamente o ataque que manda o adversário para o alto.

Jogo assinado por Shoji Meguro:
Persona sem as famosas batidas J-Pop não é Persona. Várias músicas dos dois jogos P3 e P4 estão no game e muitas com remixes bem legais, principalmente a Burn My Dread do Persona 3.

Acabe com a luta rapidinho!
Existem ataques fulminantes que acabam de uma só vez com todo o HP do adversário. Para os jogadores de Guilty Gear e BlazBlue são os apelões Destroyers e Astral Finishes, respectivamente.

Ou a Mitsuru colocou muito silicone ou bebeu leite de mais
Existem vários outros aspectos legais no jogo, mas não quero estender o texto para ficar cansativo, mas se está morto de vontade de ver seus personagens favoritos e não sabe o que significa a expressão “dá meia lua e dá hadoken, Ryu!” pode ficar sossegado, pois Persona 4 ARENA foi feito para você mesmo, aquele jogador que não sabe jogar jogos de luta, mas que também foi feito para os “ratos dos árcades”. O jogo é lindo, bem feito, absurdamente difícil (tanto para jogar nos níveis mais elevados tanto para platinar), divertido (com diálogos que podem tirar algumas gargalhadas) e obrigatório para os fãs do Persona 3 e 4.

O jogo está disponível para Playstation 3 e Xbox 360.

Nenhum comentário:

Postar um comentário