sábado, 7 de setembro de 2013

O que sabemos de Lightning Returns: Final Fantasy XIII



 Anunciado na comitiva de comemoração dos 25 anos da franquia Final Fantasy, o capitulo final da habilidosa Lightning chegou ao mundo de maneira bem interessante.
Diferente do XIII-2, a gigante japonesa está liberando poucas informações formais para a impressa, ao menos ocidentais. O final da trilogia se passará 500 anos após o curioso final da epopeia de Serah e Noel, que mesmo lutando bravamente não conseguiram interromper o plano do vilão Caius Ballad. No final do game, numa manobra ousada Caius se mata, perfurando o seu próprio coração, mas é valido lembrar que Caius não possuía um coração normal, mas sim o da benevolente deusa fal’Cie Etro, a entidade pela qual Lightning se tornou guardiã, com isso Noel acabou matando a deusa pelo qual era “devoto”. Após este evento o caos que pairava em Valhalla (a morada dos deuses) se uniu com o mundo, destruindo assim completamente a Linha Temporal. Ninguém morre, ninguém nasce; este o foi preso pela morte da deusa, além da morte de Serah, que adquiriu os poderes da sacerdotisa Yeul, a garota que Caius tanto amava.

Como disse se passaram 500 anos e Pulse foi totalmente alterada, dando lugar ao continente Nova Chysallia e o inicio de uma nova profecia: o mundo está prestes à acabar. Uma profecia que todos sabem muito bem, mas ninguém pode dizer a data com exatidão. Ainda adormecida, Lightning ganha sua liberdade em troca de lutar pelo deus Bhuniberzei (ou Bhunivelze no ocidente), o deus máximo da trilogia Final Fantasy XIII. Bhuniberzei nada mais é que a entidade que criou os outros três pseudo-deuses Etro (a deusa que ajudou Lightning e seu grupo nos momentos finais do primeiro XIII), Pulse (que se tornou o planeta) e Lindzei (a chamada “víbora” e a criadora de Cocoon). Lightning agora é chamada “A Salvadora”, o messias que salvará toda a humanidade, porém existe algo mais na profecia: existirão duas salvadoras e uma delas poderá levar a extinção da raça humana. Quem é este falso messias é um segredo guardado à sete chaves pelos produtores e cobertos de razão.

Na E3 deste ano (2013) um novo trailer foi apresentado ao público (junto com o antigo Versus XIII que se tornou o décimo quinto Final Fantasy numerado), curto; mas com motivos plausíveis e aplaudidos pela atitude, e introduz as informações citadas acima. Nele Snow é apresentado (novamente com um novo visual), agora como o rei de Yusnaan, a cidade onde fica o templo de Etro em Nova Chysallia e lutando contra sua cunhada, chocando e aumentado ainda mais a ansiedade de milhões de fãs ao redor do globo. Noel também é mostrado, com uma aparente grande mágoa e rancor da senhora Farron, utilizando todo o seu arsenal de habilidades contra ela.

Lightning Returns: Final Fantasy XIII em relação ao gameplay tem uma grande palheta de melhorias e diversidade. Lightning agora é a única personagem controlável, o que pode torcer o nariz de muita gente (como está acontecendo), porém foi uma manobra esperta para mostrar o novo sistema de batalha. O antigo sistema ATB/Paradigm Shift foi substituído pelo SATB, sigla para Style-Change Active Time Battle. A equipe de produção resolveu transformar este FF num Action J-RPG que está se parecendo bastante com um game Hack ‘n Slash. Por mais estranho que possa parecer este sistema de batalha foi muito bem escolhido, pois assim como os produtores revelaram que Lightning está mais forte do nunca, mostrará toda a sua gama de habilidades.

Numa maneira fria de dizer, o SATB foi claramente inspirado pelo sistema de batalha de Valkyrie Profile: Lenneth [PSOne/ PSP] e Silmeria [PS2]. Cada botão será usado para uma ação exclusiva, que no qual você poderá criar “combos” personalizados do jeito que preferir. Por exemplo: o botão x/A poderá ser usada para usar a magia Thundaga e s/X poderá usar Firaga.

  
Como dito, o sistema de Paradigm Shift foi substituído, agora serão as Styles. Este novo sistema é praticamente um nome atualizado da trocas de Dresspheres do Final Fantasy X-2, só que em Lightning Returns a diversão vai bem mais além do que uma simples troca de roupa: você poderá criar seu próprio Job e customizar seus ataques da maneira que preferir. Foi confirmado que o nível de customização será avançadíssimo, então você personalizar um job de acordo com seu “gosto estilista”; escudos, espadas e roupas (que poderão se customizadas de acordo com sua cor preferida) poderão se customizados no Job escolhido. Não foi divulgado se os mesmos Roles dos dois jogos anteriores irão retornar, mas a possibilidade é muito alta.
Durante a batalha, você poderá utilizar três Jobs (reduzindo ainda mais o número baseando no dois capítulos anteriores), cada um com sua própria ATB. Caso tenha jogado o capitulo Requiem of Goddess do XIII-2 estará mais familiarizado por nele determinados Roles tem recarga de ATB diferentes, mesmo de maneira singela. Os Jobs poderão ser trocados com o toque dos botões R1/RB assim como os Paradigms Shifts e as ditas Dresspheres.



Uma habilidade interessante é o Overclock. Todos já viram esta habilidade, porém foi excluída da versão final do primeiro XIII. Para refrescar sua memória esta habilidade é aquela mostrada nos primeiro trailers do XIII em que Lightning deixava o tempo mais devagar e ganhava uma vantagem absurda contra seus inimigos, já que todos ficavam lentos e ela bem mais rápida. Neste modo, a ATB não tem peso durante a luta já que todos os comandos, por mais “pesados” que sejam, podem ser usados quantas vezes quiser.
O custo para usar esta interessante habilidade será pelos EP, ou Energy Points e são adquiridos vencendo batalhas. Algumas habilidades poderão ser executadas exclusivamente pelo custo de EPs e são elas: Overlock, Teleport, Escape, Chrono Stasis, Cure (e suas variantes) e Raise, e muito provavelmente serão destravadas durante o desenrolar da estória.

Outro fato curioso deste novo sistema de batalha é que ele é ativo mesmo fora delas. Durante a exploração a barra ainda é mostrada. Por exemplo: para pular de uma plataforma à outra, determinada quantia de ATB é requerida, caso falhe durante o pulo, terá que esperar a barra encher para realizar a ação novamente.

Foi confirmado que você poderá usar todas as armas mesmo no início do jogo então poderá comprar a arma mais forte do jogo até o chefe final, mas o preço do equipamento será bem salgado para o bolso da Lightning.

Sobre a exploração, pode te fazer levantar as mãos para o céu e agradecer. O mundo de Lightning Returns será explorável, nos moldes de Final Fantasy XII [PS2], algo que é implorado pelos fãs desde o início da saga. Nova Chysallia será dividida em quatro partes:

  •      Luxerion é a cidade mais influente do continente. Sua arquitetura é gótica e a grande maioria dos fiéis de Bhuniberzei se encontram nela. Muitas pessoas não saem de suas casas durante a noite, já que três assassinatos aconteceram na cidade, e estão relacionados com o Oracle Drive, artefato que servia para armazenar as previsões do futuro pela sacerdotisa Yeul e infelizmente Lightning é a principal suspeita.
  • Yusnaan é onde está a catedral erguida para a falecida deusa Etro.
  •  Wild Lands é uma área selvagem e vívida com várias florestas, vilas e cannions. Foi confirmado que terá uma vila de Moogles, como você pode ver na imagem abaixo.
  •  Dead Dunes é o grande deserto de Nova Chysallia. Lá existem várias ruinas e provavelmente terá várias informações do que aconteceu com o mundo depois que Lightning se transformou em cristal e o caos que sai de Valhalla e se uniu à Pulse.

Voltando às origens da série, Lightning Returns terá uma vila de Moogles

A exploração será grandiosa, mas não se engane se está pensando que será parecido como o mundo aberto do RPG ocidental The Elder Scrolls V: Skyrim, o mundo será aberto, porém algumas áreas não poderão se acessadas  em sua primeira jogatina, muito provavelmente subir em montanhas apertando o botão de pulo freneticamente como exemplo serão impossíveis, porém fique despreocupado, pois 90% do jogo poderá ser explorado. Existirão Loads sim, porém serão bem mais suaves do que no XIII-2, e acontecerão geralmente na transição entre as quatro partes de Nova Chysallia e os maiores serão durante as viagens de trem que percorrem todo o continente.

O jogo terá uma alta gama de lojas, muitas delas diversificadas, não da maneira erroneamente implantada no XIII-2 com a mulher Chocobo Chocolina. Foi confirmado que o jogo terá a maior variedade de lojas de toda a franquia (chegando a cerca de 100): Blacksmith, General Stores, Equipaments , Magic Stores, hospedarias, restaurantes e Information Shops. Neste último você poderá comprar informações sobre inimigos e estratégias para a luta contra os mesmos, além de várias dicas para o jogo inteiro. No caso dos restaurantes já é algo bastante interessante: diferente dos dois capítulos anteriores em que ao final das batalhas seu HP é restaurado, em LR você não terá esta “colher de chá”, então você precisará comprar comida para se curar. Nos moldes da capitalista Chocolina, existirá um mercador chamado Tenio que venderá vários itens e poderá se encontrado em várias partes do continente. O jogo terá cerca de 70 a 80 espadas, mas o número de escudos será bem menor.

Os negócios em Serendipity estavam ruins, daí ele decidiu ser dono de bar


Ainda na questão de exploração, Lightning poderá quebrar objetos para encontrar itens, porem os NPCs ficarão assustados caso o veja agindo  como tal. Os monstros poderão ser encontrados mesmo dentro de cidades e caso apareçam ao seu lado, se ignorados irão atacar os NPCs; não foi divulgado se terá alguma penalidade no jogo caso faça isso.

Falando sobre os monstros, foi implantado no game que alguns monstros poderão se extintos, algo inédito não só na franquia Final Fantasy, que provavelmente poderá se tornar um Troféu/Conquista, já que os últimos da espécie serão absurdamente mais fortes.

Em batalha o Stagger foi mantido, mas os pré-requisitos para ele são a junção da forma de Preeptive Strike do XIII e o Mog Clock do XIII-2, mas que agora será chamado de Knockdown System. Atacando o inimigo primeiro vai te dar uma vantagem dele estar com 10% a menos de HP, já pelas costas (no melhor estilo Crisis Core: Final Fantasy VII [PSP]) você ganhará uma vantagem de 25%. Outro fator injetado é outra novidade bem vinda, determinados monstros poderão ter membros e partes amputados. Por exemplo: você pode cortar a cauda de um dragão e coloca-lo em Stagger mais rápido, porém Lightning poderá criar um holograma para distrair o inimigo e conseguir a façanha mais facilmente. Ainda no Stagger, a barra foi excluída, porém você saberá quando o inimigo está prestes a entrar neste status pelo seu campo de visão. Estratégia será a chave do sucesso nas batalhas.

Tenha certeza de que a primeira playthrought será muito difícil, mas que poderá você explorar praticamente o game inteiro nela também, além do Hard Mode, para a tristeza de muitos e alegria para outros (os que vos escreve é um deles). Um New Game+ também estará no jogo e com ele você poderá explorar novas áreas e enfrentar monstros novos, mas se prepare já que alguns dos Game Testers disseram que muitos são praticamente impossíveis!

Em quesito de história, mesmo muitos segredos sendo guardados à sete caves na  boca de um Bahamut, alguns  já foram revelados, veja-os abaixo:
  •          Uma misteriosa garota chamada Lumina está no elenco. Ela é estranhamente parecida com Serah, a irmã da Lightning, e será de certa forma uma amiga-da-onça para a protagonista já que ajudará ou irá atrapalhar a sua jornada. Outro fato estranho é que ela chamará Lightning de Onee-san (irmã mais velha) e não Onee-chan (“maninha” como Serah a chamava) no japão e Light (como a própria protagonista pedia para ser chamada após se tornar mais íntima com o grupo) no ocidente.

Serah versão "Gotic Lolita"

  •          Hope será de vital ajuda no progresso da história. Ele também foi escolhido por Bhuniberzei (Bhunivelze) como de vital ajuda para salvar a humanidade junto de Lightning e misteriosamente o transformou em adolescente novamente, ele não se lembra o porquê da atitude já que aconteceu há 169 anos ele desapareceu. O garoto ficará em The Ark, no interior da nova Cocoon, a mesma chamada de Bhuniberzei no final do XIII-2. Ele não perdeu a sua memória no decorrer dos séculos, contudo se esqueceu de como reagiu emocionalmente durante todas elas.
  •          Sazh ficará em Wild Lands, protegendo seu filho Dajh, pois o garotinho caiu em um sono profundo sem explicação. Sazh será novamente um personagem cômico... (infelizmente).
  •          Noel não parece de forma alguma amigável com Lightning. Agora ele luta com a acunha de Shadow Hunter e deseja concertar o erro que cometeu ao mundo. Por acreditar nas palavras de Caius no final do XIII-2 ele acredita que a Lightning é uma manifestação maligna da protagonista e não parece nem um pouco disposto em ajuda-la.
  •          Fang saiu do seu Sono de Cristal e é a líder de uma gangue de ladrões em Dead Dunes. Ela será uma Guest Caracter e ajudará a amiga Lightning em sua jornada.
    Fang parece ter um importante papel no jogo
  • Assim com Fang, Vanille também saiu do Sono de Cristal e agora vive em Luxerion, a mais importante e influente cidade de Nova Chysallia. Ela é a líder de um grupo religioso que prega as filosofias de Bhuniberzei.
  • Snow está envolto em mistério e no trailer da E3 foi mostrada uma possível batalha contra sua cunhada. Ao que tudo indica, ele, devido ao caos extraído de Valhalla, como todos os outros não consegue morrer e está desesperado querendo morrer para ficar ao lado de sua amada Serah. Ele agora é o rei de Yusnaan e parece ter relação com o grupo de religiosos que pregam contra a filosofia pregada pelos seguidores de Bhuniberzei. No último trailer, seu desespero parece mais claro, já que chega a gritar com Lightning sobre o que fazer, já que a dor de perder Serah é grande de mais. A explicação sobre como ele se tornou novamente um L’Cie finalmente será revelada.
    É Snow... 500 anos e nada se de entender com Lightning
  • Caius Ballad, o vilão máximo do XIII-2 voltará em grande estilo. Ele é uma das peças chaves no enredo do novo jogo e que felizmente nada sobre ele foi revelado até agora.
  • Como citado sobre Hope, Lightning não precisará se preocupar com garoto, em oposição à dupla “cabeça-dura” Snow e Noel, ele está calmo e aguarda a conclusão da missão de sua parceira.
  • The Ark, o local onde Hope fica está dentro de New Cocoon, que agora se assemelha ao planeta Saturno e lá dentro está a Yggdrasil (a árvore da vida na mitologia nórdica), árvore que aumenta a “expectativa” de vida do mundo. Toda manhã, às 6 horas Hope pedirá a presença de Lightning para ajudar a árvore crescer e aumentar o tempo até o fim do mundo.

O J-RPG Spot deixou o fator crucial do jogo por último; como dito no texto acima, o mundo está para acabar em 13 dias e o tempo será o maior inimigo de Lightning. O conceito foi chamado de Doomsday Clock pelo diretor do jogo Motomu Toriyama e ele e seu time estão o seguindo à risca. Para explicar melhor o conceito, ele imaginou um relógio de 5 minutos faltando para o início de uma guerra mundial. Em suas próprias palavras ele disse: “Vamos supor que um país está fortemente decidido em iniciar uma guerra e está prestes a lançar uma ogiva nuclear. Nesta circunstância, um minuto é excluído destes cinco, porém mesmo com a forte decisão de lança-la, vários países lançam acordos de paz e proteção, então são adicionados 1 minuto a estes 5, mesmo que apenas atrasando este tempo, este pais lançará sua ogiva”. Este será o jeito de você jogar este jogo. Você não poderá aumentar de treze para quinze dias no relógio do jogo pois serão apenas treze; você poderá fazer o tempo se reduzir, mas poderá recuperá-lo fazendo determinadas ações.

Foi confirmado que para aumentar este tempo, você deverá fazer Quests e outros meios não foram revelados, nem para aumentar ou diminuir. Outro fato é que como o mundo irá acabar em treze dias, Lightning estará lutando contra o tempo então um contador será colocado na tela mostrando o tempo restante para o final do game, mas durante conversa com NPCs, batalhas, menu e na Ark o contador é anulado.

No caso das DLCs, a equipe de produção deixou bem claro que o jogo virá inteiro. Não terá nenhum capitulo via DLC como foi extremamente criticado no XIII-2, mas a equipe não quis comentar se o jogo não terá algum. Até o momento foram revelados a roupa baseada no idolatrado Cloud Strife, protagonista do sétima versão da franquia com sua roupa de SOLDIER First Class e sua espada Buster Sword, que até então, aparentemente é exclusiva para a versão PS3, e outras duas baseadas nos Samurais (se não no tradicional clã Genji da franquia) que serão bônus de pré-venda dos japoneses. Um controle personalizado para PS3 também foi revelado.

Algo que chocou muito os fãs foi a revelação da roupa Mi’quote , baseada na raça de mulheres gatos do MMO da série Final Fantasy XIV: A Realm Reborn. Esta roupa mudará a pose de vitória da protagonista para uma bem mais “sensual” assim dizendo, além de que aumentaram o volume dos seios da Lightning.

Terminando, Lightning Returns: Final Fantasy XIII tem tudo para ser um grande divisor de águas, não da maneira como foi nos capítulos anteriores que literalmente dividiram as opiniões dos fãs. O jogo tem grande potencial para trazer o brilho aos olhos de muitos admiradores da franquia e suas mecânicas, apesar de certa forma, também polêmicas serão impactantes para o futuro da série, provando, junto com Final Fantasy XV que o futuro da franquia será a mudança de batalhas por turnos à ação. A estratégia de não revelar os segredos da trama está sendo muito aplaudida, pois ao contrário do XIII-2 está aumentado e muito a expectativa dos fãs.

Lightning Returns será lançado em novembro de 2013 em terras nipônicas e chegará ao ocidente em 2014 em fevereiro. Fique ligado no J-RPG Spot para mais informações e detalhes exclusivos (inclusive da versão japonesa).





Nenhum comentário:

Postar um comentário