sábado, 25 de julho de 2015

Projetc Setsuna: novas informações da nova empreitada da Square Enix


Pegando todos de surpresa durante a conferência da E3 deste ano, a Square Enix anunciou uma nova empreitada que tem potencial para se tornar uma nova franquia, chamado apenas de Project Setsuna. A gigante dos RPGs teve até o trabalho de abrir um estúdio interno próprio para o desenvolvimento do título, o Tokyo RPG Factory. Nada foi revelado até o momento sobre a trama e até mesmo gameplay ou personagens, mas o "chefão" da produtora, Yosuka Matsuda afirmou há pouquíssimo tempo que o tema central de Projetc Setsuna será a tristeza.

Ele também revelou que este "simples" projeto no mínimo será uma trilogia. Segundo a nova metodologia do sucessor de Yoichi Wada, seu foco será a criação de novas franquias, diferente do mesmo que se concentrava apenas em Final Fantasy. Algumas das evidências desta mudança de ações da Square Enix foi a criação do game NieR, lançado para PlayStation 3 (onde teve duas versões distintas) e Xbox 360 e também o aclamado Breavely Default, exclusivo para Nintendo 3DS, sendo ambos lançados em 2010.

Como prova, durante a conferência da empresa na E3 deste ano, foi anunciado a sequência do game Nier, exclusivo para o PlayStation 4, onde será produzido em conjunto com a talentosa Platinum Games (Bayonetta, Metal Gear Rising), mesmo que seu antecessor não tenha sido muito bem elogiado pela crítica e pelos jogadores. Ele comentou:

"Cultivar uma nova IP é muito importante. Essa é apenas a minha visão pessoal, mas acredito que é muito difícil criar uma nova grande propriedade à curto prazo. Mas tendo uma visão retrospectiva da industria de jogos, muitos jogos não 'decolam' ou tem destaque com apenas um único titulo e sim após sua terceira sequência." 

Sendo assim, para Matsuda é preciso investir em pelo menos três jogos de uma série antes de decidir se ela pode ir ou não ao limbo.

"É por isso que no primeiro e segundo jogo você experimenta um nível onde no qual ainda é possível ser flexível e, se a série cresceu o suficiente, então esperamos um sucesso ainda maior no terceiro jogo, onde você expande a escala do mesmo em questão. Se o terceiro der certo então está tudo bem." 

Pelo visto, a mudança de postura da empresa é mais dinâmica do que na antiga administração, onde se focava apenas em séries específicas, dando assim a chance aos jogadores de conhecerem novos jogos e possivelmente uma nova franquia nascer (assim como vimos em 2001 com Kingdom Hearts). E mesmo que o título em questão não for bem recebido inicialmente, para aqueles que gostaram de o jogar, poderão ter mais esperanças de ver uma continuação.

Matsuda ainda revela que a Square Enix está disposta a investir em propriedades intelectuais de peso, que poderão exigir mais de três jogos antes de ser oficialmente cancelada.

Opinião: Palmas! Simplesmente palmas para essa atitude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário