Mesmo que o nome NieR não ecoe muito dentro da comunidade dos jogadores de JRPG, a Square Enix pegou todo mundo de surpresa durante a E3 deste ano, como anúncio da sequência do original lançado para PlayStation 3 (com versões distintas entra a japonesa e americana) e Xbox 360.
Batizado apenas de NieR New Project, a revelação no mínimo foi bem bizarra, diga-se de passagem, já que o diretor do novo jogo, Yoko Taro, veio para fazer o anúncio usando a mascara do personagem Emil em sua Weapon Form. O jogo será feito em parceria com a Platinum Games, os "supra-sumos" dos jogos Hack 'n Slash, criadores do clássico moderno Bayonetta.
Sorrizinho esquisito esse ai, heim moço? |
RPG ou Hack 'n Slash??
Por mais que seja exigida a movimentação rápida no primeiro jogo, logo os fãs ficaram com a pulga atrás da orelha quando ficou claro que a Platinum estaria ajudando na produção do jogo, já que a marca registrada do estúdio seja a ação frenética (à moldes Kingdom Hearts) e interrupta. Yosuke Saito já deixou claro que se esta "marca" da equipe fosse incorporada ao jogo, poderia ser de fato problemática. O motivo da declaração foi que muito dos fãs do primeiro jogo são mulheres, então a decisão da equipe foi simplificar levemente as batalhas que estarão no game.
Outro aspecto que foi levado em muita consideração é que quem jogou o primeiro jogo foram fãs de JRPG e não de jogos de ação. Por isso, por mais que ele tenha ação, no fundo ele é um RPG, então a produtora optou por fazê-lo um "hibrido" dos dois. Para a felicidade dos produtores da Square Enix, a equipe da Paltinum Games demonstra grande respeito pelo NieR original e pretende ser muito fiel ao seu conceito original, mesmo que tenha que inserir um pouco de ação na mistura.
Isso não terá um final muito feliz
Em uma das poucas entrevistas dadas até o momento, o produtor e diretor do título, Yosuke Saito e Yoko Taro respectivamente, revelaram um ponto interessante sobre a história do título. Saito comentou que Taro lhe mostrou o roteiro que em sua narrativa, pretendia fazer um final feliz à narrativa, porém o produtor quer ver aonde esta história irá caminhar, já que de acordo com o que leu, é praticamente impossível ter um final feliz na história do novo NieR.
O negócio é que se caso você tenha jogado o NieR original, você não deveria ficar "matutando" muito este tal "final feliz", pois o jeito que o original terminou é considerado feliz pelo diretor. Novamente Saito afirma que em se tratando de narrativa, o novo jogo NÃO será uma continuação direta, pois ele tem como ideia permitir que o jogador aproveite o jogo sem ter a necessidade de compreender os eventos do primeiro game, mesmo que o mundo da trama seja o mesmo.
A decisão de pedir a ajuda da Platinum Games
Mesmo sendo um RPG em sua essência, muitos dos que jogaram "por impulso" e não gostaram do primeiro NieR foi pela má interpretação do gênero, acreditando que o jogo era de ação. Pode ser ridículo uma declaração dessas, sabemos que muitos jogadores não pesquisam determinados títulos antes de jogar (e "destroem" a reputação do jogo no Metacritic).
Segundo a Square Enix, a decisão de buscar ajuda com a Platinum Games foi por culpa do feedback de muitos fãs, e não só do Japão, que para um RPG de ação, os controles eram bem decepcionantes e que isso levou a empresa à consertar os erros do jogo anterior. E este "conserto" nada mais era que a empresa da bruxa Bayonetta.
Espero uma gracinha igual a Kainé... Mesmo ela sendo "mulher de tromba" |
Taro, o diretor do jogo também se mostrou otimista com a decisão dos produtores da Square e comentou que: "Honestamente, em minha opinião pessoal, a melhor produtora de jogos de ação no Japão é a Platinum Games. Então, ser capaz de trabalhar com eles nesta nova empreitada no projeto de um novo NieR é um grande feito pra nós".
Por culpa do alto renome da Platinum, a equipe poderá fazer reajustes na jogabilidade e que mesmo com a "aura" da produtora no time original, o resultado final poderá surpreender e muito, segundo os desenvolvedores. Saito e Taro também sempre deixaram muito claro que a essência original irá sempre prevalecer no novo projeto e que os fãs não precisam se preocupar.
Um mundo maior para explorar
Uma das grandes reclamações dos fãs foi a linearidade e a falta de variação de cenários no game original. Taro revela que linearidade é algo que não estará presente e que "não haverão caminhos retos", o que leva a supor que, mesmo sem um mundo aberto, pelo menos poderemos esperar por cenários maiores.
A exploração deve seguir os moldes do original mas esperamos uma liberdade maior, já que estamos falando de um jogo exclusivo para PlayStation 4, e sabemos do potencial deste poderoso console.
Para finalizar, o jogo (com antes dito) terá Yoko Taro como diretor, onde dirigiu o primeiro Drakengard e NieR original, Takahisa Taura que trabalhou em Metal Gear Rising: Revengeance como design do jogo e ilustrações do talentoso Akihiko Yoshida, que marcou os fãs como desenhista de Final Fantasy Tactics, Final Fantasy XII, Vagrant Story e o recente Bravely Default.
O novo NieR ainda permanece sem data de lançamento, mas novidades sobre o jogo virão ainda no final deste ano. O jogo será exclusivo para PlayStation 4.
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