Como sempre, opto por esperar várias noticias sobre este aguardo RPG acumularem para dar aos leitores uma boa dose de informações sobre o novo Final Fantasy. Infelizmente não houve muitos detalhes importantes, até porque a Square Enx irá nos surpreender com grandes revelações agora em Agosto durante a Gamescom, que acontece em Colombo na Alemanha. Porém mesmo com essa escassez de informações, uma delas certamente supreendeu, irritou ou desapontou muita gente: a exclusão de Stella Nox Fleuret da trama do jogo.
Infelizmente todos nós teremos que nos saciar com Episode Duscae até depois de Março
Em Maio a Square Enix liberou uma "triste" informação para todos aqueles que esperavam poder jogar Final Fantasy XV ainda este ano. Esta liberação era um relatório dos jogos que irão ser lançados até o final do ano fiscal da empresa, que terminará em 31 de Março do ano que vem (2016). Grandes títulos como o novo Hitman e o exclusivo temporário do Xbox ONE, Rise of Tomb Raider foram datados para lançamento antes desta data, além de outros jogos, que NÃO incluíam, infelizmente, Final Fantasy XV e a nova aventura de Sora, Kingdom Hearts III. A notícia boa é que terão outros JRPGs de peso para jogar antes desta data, como Dragon Quest HEROES e Star Ocean 5, ambos exclusivos do PlayStation 4.
É valido lembrar que em declarações recentes, o diretor do jogo, Hajime Tabata, explicou que após a Gamescom deste ano, o título irá iniciar sua caminhada para o lançamento. Pode ser que a não inclusão do título nos registros fiscais seja uma técnica de marketing para não deixar os fãs muito ansiosos, já que geralmente os títulos de Final Fantasy são quase sempre lançados no primeiro semestre. Outra notícia animadora é que é quase certo que o título tenha lançamento simultâneo em todo o globo, o que não deixar de ser interessante principalmente por talvez conter a dublagem japonesa, extremamente superior do que a já criticada americana.
A atualização 2.0 para o Episode Duscae
Isso já é algo que nunca aconteceu: a atualização de uma demonstração. O motivo para isso é receber mais orientações dos fãs para melhorias no título final. De fato a demo apresenta muitos defeitos que não deveriam estar em um jogo deste porte, como a medíocre Inteligência Artificial dos personagens do grupo (principalmente a de Prompto), reajustes no sistema de câmera, mais golpes e ataques cooperativos e diversos novos extras. A atualização chegou no dia 9 do Junho e tem em média 3,4 GB de tamanho no ONE e no PS4.
"Tô mais inteligente agora, manolo! É nóis na fita!" |
- Novos ataques cooperativos;
- O uso da defesa já não consome mais Magic Points (MP);
- Esquivar já não consome mais MPs, sendo possível também a realização de novas ações;
- Pressionar o analógico esquerdo (L3/LS) durante um ataque em conjunto altera o movimento do golpe;
- É possível agora carregar ataques com espadas segurando o botão de ataque;
- É possível agora carregar o comando Shift por mais tempo (caso o jogador carregue a ação por pouco tempo, o alcance da ação terá alcance médio);
- Inclusão de novas áreas de Warp;
- Ajustes no poder de ataque, consumo de MP e diversos outros sistemas;
- A sensibilidade da câmera foi aumentada;
- Sistema de Lock-On foi aprimorado, assim como troca de alvos;
- É possível mover a câmera para baixo durante as batalhas;
- Melhorias na Inteligência Artificial dos personagens do grupo;
- Adição de um novo sistema de Quests em dupla;
- Possibilidade de lutar contra o monstro Catoblepas.
Adeus Stella... Bem-vinda, Luna
Nunca iremos te esquecer |
Tabata comentou que na mudança de título de Final Fantasy Versus XIII para Final Fantasy XV, não só o nome do jogo mudou, mas alguns pontos da história idem. Stella seria uma das protagonistas do jogo e por culpa disso, devido à mudanças do design do game isso não iria "cair bem" no contexto da história, já que é sabido que o grupo será, em grande parte, composto apenas pelo quarteto Noctis, Ignis, Gladiolus e Prompto.
Tabata também revelou que o motivo desta mudança seria para que a historia do título conseguisse suportar apenas um jogo, seguindo a tradição original da série e até mesmo o conselho do criador da franquia, Hironobu Sakaguchi, que com certeza tranquiliza a gigantesca maioria dos fãs de Final Fantasy. Mesmo que Stella tenha sido completamente removida do título, uma nova personagem foi introduzida, Luna (que segundo especulações, seria até irmã de Stella), que terá um papel completamente diferente na história.
Na trama original, Stella iria desempenhar um papel de rivalidade com Noctis, como também um possível envolvimento amoroso. Todas as suas cenas, como sua conversa no topo de um arranha-céu em Insomnia e até mesmo no trailer de anúncio de Final Fantasy XV foram removidas, contudo, ficou claro pelas palavras do diretor que ainda haverá gameplay nesta localidade, porém de maneiras diferentes ao que foi mostrado quando o título ainda era Versus XIII. Apenas um pequeno spoiler foi dado, explicando que quando as forças de Nilfheim atacarem a cidade, Noctis e seu grupo já irão estar bem longe do lugar. Logicamente nenhum outro detalhe fora revelado para não estragar eventuais surpresas quando o game for lançado.
Infelizmente uma mudança no visual não foi suficiente para manter a bela Stella na trama |
Sobre todas as mudanças em relação ao enredo original criado por Kazushige Nojima e Tetsuya Nomura, Nojima inclusive enviou uma carta manifestando sua completa aprovação às mudanças e agradecendo-os por expandir suas ideias sobre o roteiro que originalmente escreveu. Finalizando, Tabata tranquilizou os fãs comentando que a misteriosa mulher de cabelos pretos e a Dragoon que apareceram nos trailers anteriores, estarão presentes no roteiro atual e que terão um papel importantíssimo na trama.
Como é bem complicado saber dessas declarações e não opinar, confesso que mesmo que tenhamos perdido uma personagem com talvez o maior potencial dentre as heroínas da franquia, é tranquilizante saber que Final Fantasy XV irá ser único e completo, não se estendendo após o término da sua história. Quem já acompanha a franquia a mais tempo compreende que cada episódio precisa ser concluído em apenas um único jogo, diferente das fracassadas empreitadas de Final Fantasy X-2, Final Fantasy XIII-2 e Lightning Returns: Final Fantasy XIII; dirigidas de forma extremamente duvidosa e esquisita por Motomu Toriyama.
Tão espetacular que nos fez chorar
Agindo como uma propaganda do moto gráfico Luminous, Agni's Philosophy fez mais uma aparição, inclusive mais impactante que sua estreia em 2012. Em parceira com a Microsoft e a NVIDIA, Tabata veio mais uma vez para nos surpreender com gráficos que só a Square Enix ainda se ostenta em fazer.
Chamado de "Witch Chapter 0 [cry]", a Tech Demo veio para mostrar o mundo o poder da nova API da Microsoft, o DirectX12.
O motivo para todo este esplendor gráfico foi demostrar como está sendo recriar uma das mais difíceis reações humanas em forma digital: o choro. Por mais que o detalhamento gráfico visto na demostração ainda irá demorar um bom tempo para se tornar padrão, Tabata explicou que muitos elementos presentes em "Witch Chapter 0 [cry]" irão fazer uma "pontinha" em Final Fantasy XV.
O comentário veio durante o Active Time Report 6.0, onde explicou que mesmo que o novo Final Fantasy ainda esteja sendo feito com o DirectX 11, a Square Enix está aplicando seus conhecimentos para a futura geração sucessora do PS4 e XONE, ainda nesta geração. A empresa está se empenhando em aprender a usar a nova tecnologia para criar jogos que serão lançados após 2020. Isso se deve pois as pesquisas que levaram ao choro de "Witch Chapter 0" possuem elementos que podem ser utilizados de forma imediata, não restringindo seu uso apenas ao futuro.
Por conta disso, podemos esperar uma "explosão cerebral" em Final Fantasy XV. Até porque, sabemos que o poder do motor Luminous não esta completamente encorporado no novo Final Fantasy, tendo a configuração 1.5 aplicada em Episode Duscae, e em 2.0 no jogo final.
Uma ansiedade eterna até a Gamescom 2015
A Square Enix informou que para compensar a falta de Final Fantasy XV na E3, grandiosas revelações sobre o jogo virão durante a conferência da empresa na Gamescom que acontecerá na próxima semana na Alemanha. Por mais que tenhamos gritado, comemorado e chorado de alegria com os anúncios na E3 (Final Fantasy VII Remake que o diga), é sempre bom ver informações fresquinhas sobre a epopeia de Noctis contra os exércitos inimigos de Nilflhein.
"É cambada... Vamos chegar, chegando!" |
Final Fantasy XV irá ser lançado para PlayStation 4 e Xbox ONE em 2016. Até lá... longas torturas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário