domingo, 30 de agosto de 2015

Final Fantasy XV: tudo o que você precisa saber sobre as informações da PAX Prime 2015


Eu sei que você muito provavelmente aguardou esta semana com muita expectativa! Felizmente a Square Enix e Hajime Tabata não nos decepcionou como na Gamescom que aconteceu no início deste do mês. Pois bem, sente-se e se segure pois a PAX Prime foi incrível!!



O desenvolvimento do game 

Durante o mais novo Active Time Report, a Square divulgou um vídeo onde explica de foma bem transparente como anda o desenrolar da produção do novo Final Fantasy. Podemos ver que o game já está em um processo relativamente adiantado de produção.

As mecânicas mais adiantadas são as centrais, como por exemplo o sistema de batalha, movimentação, mapas, teletransporte de Noctis (Warp) e a física de objetos. Estes aspectos já estão em processo de finalização, recebendo agora, apenas correção dos maiores bugs e seu próprio refinamento.

Um dos pontos que mais sofreram críticas dos jogadores que puderam baixar a demonstração Episode Duscae foram os limitados pontos de Warp, que felizmente serão aumentados no jogo final. Um dos novos locais com a opção Warp será o interior das Airships inimigas, atrasando os inimigos e possivelmente até os destruindo antes de aterrissarem no chão.

A "festa" dos inimigos irá terminar antes mesmo de começar!
Já outros como os ataques de monstros, sua movimentação e como será lutar contra os maiores ainda estão nos estágios relativamente iniciais (como lutar contra as famosas Nagas). Pelo que também deu a entender, diversos monstros ainda não ganharam suas formas reais e até mesmo algumas partes que poderão ser "amputadas".

A movimentação dos monstros no jogo ainda está num estágio relativamente inicial de produção
Também pudemos ver pela primeira vez o "Party Menu" do novo game, com as seguintes opções: Map, Drive, Quests, Strategy, Abilities, Magic, Summons, Items e Collection. Ainda não se sabe

Este será o "Party Menu" de Final Fantasy XV
Cor deu as caras pela primeira vez e o modo como personagem deverá lutar será semelhante aos lendários guerreiros samurais.


Noctis poderá usar armas de fogo como Prompto - algo que muitos fãs estavam quase "implorando". Ao contrário de muitos acreditaram de que os protagonistas iriam lutar sem qualquer tipo proteção, todos os membros irão utilizar escudos e estes serão semelhante às Phantom Swords de Noctis: só irão dar as caras, quando realmente forem utilizados.

Será que os escudos terão também o nome "Phantom"?
Este sem sombra de dúvidas foi um dos mais bem bolados videos que a Square Enix já divulgou em toda sua existências e realmente se nota o quão transparente ela está agora, além de conseguir acalmar os nervos dos mais ansiosos jogadores (como eu, por exemplo). Tabata explicou que a demora de produção está se dando pois a produtora está muito empenhada a entregar um produto à nível Final Fantasy, polindo ao máximo as mecânicas e concertando os bugs recorrentes (algo muito raro nos games numerados da franquia). 


Regalia: o carro que deveria existir



O carrão com a frente do Mercedez-Benz AMG Vision, corpão de um BMW Z4 e traseira a lá Jaguar F-Type foi talvez, a maior atração do Active Time Report. Tendo um gameplay dedicado ao carrão de Noctis; ou melhor, do pai do Noctis.

Como todos já sabemos que Final Fantasy XV irá se focar nos "laços" entre amigos e familiares, Regalia (o nome do carro) é uma das coisas últimas coisas que provavelmente Regis deixou para Noctis antes do ataque de Nilfheim. Por isso o carro possui um valor sentimental imenso para Noctis (mas até o momento, ninguém sabe o PORQUÊ de ser apenas Ignis que irá dirigi-lo).

Como curiosidade, a produção do título explicou que foi difícil escolher o lado esquerdo como o do motorista, já que no Japão e em outros poucos países, este lado ser o direito e isso poderia influenciar diretamente no jogo. Eles optaram pelo lado "ocidental" pois na verdade, Regis o comprou em Nifelheim, onde a posição do motorista é inversa. Ou seja, o carango de Noctis é um legitimo Cabriolet importado.

Foi revelado que existirão diversos jogos de câmeras para quando o grupo está no carro e estes são:
  • Modo manual: como  próprio nome já diz, você poderá dirigi-lo ao seu modo, indo para qualquer lugar que quiser.
  • Modo automático: você irá escolher o local para onde deseja ir e Ignis irá guiá-lo ao local sem que você precisa apertar um único botão.
  • Joyrode Mode: a câmera irá ficar mais próxima aos protagonistas, permitindo que você veja como se interagem durante suas andanças pelas estradas do mundo de Final Fantasy XV.
  • Driver View: você irá ver o carro da perspectiva de Ignis; ou seja, quase igual à jogos de corrida com visão do cockpit, como Gran Turismo e Forza Motorsport.
  • Scenic View: o jogo irá escolher os melhores ângulos de câmeras para você ter a sensação de que está assistindo uma cutscene. Esta visão será semelhante aos "replays" dos jogos de corrida como os antes citados, Forza e Gran Turismo.
  • Tail View: a câmera irá ficar na traseira do carro, te dando a oportunidade de observar o cenário de uma maneira mais ampla, aproveitando a viagem.
Outro ponto interessante é que para dar mais realismo à "fantasia baseada na realidade", você será obrigado a abastecer o carro. Existirão diversos postos de gasolina espalhados no game e caso você negligencie abastece-lo, ele literalmente irá parar e o grupo terá que empurrá-lo à pé até um posto próximo e encher seu tanque (incrível!!).


E para finalizar, você poderá parar seu carro à qualquer hora.

Informações sobre as majestosas localidades de Final Fantasy XV

Tabata aproveitou e disponibilizou diversos trabalhos artísticos conceituais do projeto (como o da imagem acima com Regis e Regalia) e ainda diversas informações sobre as localidades que serão encontradas no jogo.

Altissia

Imagem conceitual
Imagem renderizada (aka CG)
 Altissia terá um importante papel na trama, já que uma das personagens chave do enredo irá estar nesta belíssima cidade baseada em Veneza após ser dada como morta. O local é um emaranhado de ilhas flutuantes, cercada de cachoeiras e lagoas enormes.

Lestallum e Hammerhead


 Lestallum é a vívida e agitada cidade apresentada aos fãs no trailer da última Jump Festa. A cidade foi inspirada em Cuba e sua energia é fornecida de um meteoro que caiu próximo dali, criando uma enorme cratera (muito provavelmente o "lar" do Eidolon Titan). 

Já Hammerhead é o posto mecânico onde Cindy trabalha, já conhecido dos fãs que puderam baixar a demonstração Episode Duscae. Por mais que acreditamos que o Cid deste Final Fantasy seria uma mulher, na verdade, segundo os produtores, o "real" Cid ainda não deu as caras, sendo que será ele o real dono do posto Hammerhead e você pode vê-lo de relance, tirando um cochilo no lado direito da foto conceitual, próximo à porta do galpão.

O mundo


Uma arte nova mostrou um pouco do mundo que iremos ver na versão final do título: uma região rodeada de grandes cannions (na parte superior), uma planície (inferior esquerda) e talvez a região próxima à Duscae, onde se localiza a Astral Shard que foi brevemente mostrada e mencionada no trailer da Tokyo Game Show de 2014.

Caem Outpost


Esta nova localidade, pelo que podemos analisar da imagem, será um antigo farol abandonado nas proximidades do oceano do mundo de Final Fantasy XV. Tabata revelou que neste local, Noctis e seus amigos irão fazer um breve descanso e logo após partirão para a cidade de Alcordo, a bordo de um pequeno barco. Mais informações infelizmente não foram divulgadas.

Lunafreya Nox Fleurett


Tabata informou que detalhes mais específicos sobre Luna (a nova versão da Stella) serão revelados apenas na Tokyo Game Show que acontecerá na metade do próximo mês no Japão. Porém ele volta a afirmar que, mesmo que Luna e Noctis tenham um relacionamento amoroso, a trama dos dois não será uma "simples história de amor". Luna irá ter uma personalidade muito forte (vinda de Stella) e haverá momentos de tensão entre ela e o protagonista.

A mitologia do novo Final Fantasy


Repare que o "vovô" Ramuh está na parte central direita da ilustração
Assim como em Final Fantasy IX e no recente Final Fantasy XIII, as tradicionais Summons serão chamadas de Eidolons (entidades etéreas de pessoas mortas, ou até mesmo vivas derivada da mitologia grega). Em Final Fantasy XV elas terão um forte conexão com a trama (como em Final Fantasy VI) e são criaturas com poderes que podem se equipar à deuses. Todas as Summons do novo game estiveram estritamente relacionadas com a criação do mundo, e cada uma terá, não apenas diferenças visuais, mas personalidades completamente distintas. Além de que todas elas terão gêneros (por exemplo Ramuh sendo homem) e seus próprios dialetos. Alguns Eidolons serão encontrados obrigatoriamente com o decorrer da história e outros, obviamente serão secretos.

Tabata revelou que a Summon Leviathan será do sexo feminino e será a "serpente" guardiã da cidade de Altissia, capaz até de se liquidificar, se escondendo nas redondezas da cidade. Ela será uma das evocações mais sábias na mitologia do jogo e não estará muito disposta a ajudar Noctis e seu grupo, tendo como aliada uma misteriosa mulher ainda não revelada.

Embora o jogo seja uma forte adaptação e atualização de Final Fantasy Versus XIII, neste exato momento, FFXV não terá qualquer tipo de vínculo com o projeto Fabulla Nova Crystallis. Sendo assim, a mulher que estampa o tradicional logotipo desenhado por Yoshitaka Amano não será necessariamente mais a Etro, a deusa da morte em FFXIII. Entretanto, esta deusa será a mais importante entidade do mundo de Final Fantasy XV, sendo que Tabata usou o skecth do logo feito por Amano como inspiração para esta deusa, que até o momento, completamente desconhecida.

Por fim, a cosmologia de Final Fantasy XV foi imensamente influenciada pela mitologia japonesa, mas com a mesma porcentagem de elementos religiosos vindas do ocidente. A medida que os jogadores prosseguirem com a trama irão aprender mais e mais sobre a mitologia do jogo.

Os monstros

De acordo como o design de monstros Tomohiro Hasegawa, está sendo bem complicado inserir monstros "surreais" em um jogo com o intuito de ser realista. Hasegawa explicou que seu objetivo é inserir monstros com suas formas vindas dos primeiros Final Fantasy e para dar a eles movimentos e ações realistas, eles se baseiam em animais dos quais estes são inspirados. Seu desejo é torná-los o mais realista possível, o que explica o fato desta parte do jogo ainda estar muito "atrasado".

Alguns dos monstros que os jogadores irão encontrar não serão necessariamente agressivos, partindo para a agressão apenas quando são importunados. Este conceito veio dos próprios animas da natureza, sendo alguns amigáveis, outros que facilmente se assustam e outros extremamente perigosos. Os monstros mais perigosos e derivados de contos de horror serão caracterizados como vistos nestas mesmas histórias.

Alguns monstros irão "dropar" itens que poderão ser usados por Ignis para fazer comida, mas que alguns poderão ter buffs "roubados" pelos personagens principais. No entanto, essa opção estará apenas na versão final do jogo.

Finalizando, existirão diversas criaturas inéditas na franquia mas que os "mascotes" da série (como Moogles, Tonberries e Cactuars) também estão planejadas para estar no jogo final, pelas próprias palavras de Hasegawa e Tabata. Assim como a proposta do jogo, tais "mascotes" terão visual o mais realista possível.

A data real de lançamento de Final Fantasy XV

Pois é, caro leitor, ficamos de mãos abanando... de novo. Novamente Tabata veio com seus tradicionais pedidos de desculpas, mas novamente afirmou que Final Fantasy XV será lançado simultaneamente ao redor do mundo em 2016.

Peço sinceras desculpas novamente pelos mesmos comentários ditos no evento anterior. Porém uso esta oportunidade do [evento] PAX Prime para anunciar oficialmente que Final Fantasy XV será lançado em 2016."

A Square Enix divulgou que em Março do ano que vem (2016), estará realizando um evento que definitivamente irá revelar de uma vez por todas a data real de lançamento de Final Fantasy XV. Questionado sobre o porquê do anuncio ser apenas em Março, ele respondeu que a Square Enix não quer aumentar a ansiedade dos fãs com uma data exata no momento atual e também que deseja trabalhar sem muita pressão para que não haja desleixo na produção, o que acarretaria diversos "bugs" no jogo final, dando à ela assim, um jogo que faça jus ao tradicional nível altíssimo de qualidade da franquia Final Fantasy.


Final Fantasy XV está sendo feito para PlayStation 4 e Xbox ONE e foi anunciado como o mesmo na E3 de 2013. Caso você exclua a mudança de nome, "Final Fantasy Versus XIII" foi anunciado anunciado em 2006, fazendo no ano que vem, hilários 10 anos de produção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário