quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Spin Off de Final Fantasy XII? Conheça a sequência cancelada do melhor Final Fantasy da era PlayStation 2 (Parte 1)


Hoje vamos falar do projeto que nos levaria novamente ao fantástico mundo de Final Fantasy XII. Trata-se de Valiant Saga: Final Fantasy, sequência direta do último FF da era PlayStation 2. Abaixo, você irá saber detalhe por detalhes deste jogo, com imagens e vídeos conceituais de gameplay. Segure as lágrimas de tristeza e raiva de um certo "sujeito", pois sinceramente, dá vontade de chorar (e matar certo alguém!)...

Os primeiros rumores e a história conceito

Essa "novelinha" se iniciou muito tempo atrás (três anos para falar a verdade), mas só agora está vindo ao conhecimento da mídia e dos fãs. No ano de 2012, um rumor surgiu na internet e foi espalhado principalmente pelo site Gamers Hub, que conseguiu uma curiosa imagem onde expunha a história base da trama.


Como pode ser lido na imagem acima, a trama iniciaria à exatos 10 anos após Final Fantasy XII, onde um grupo de religiosos fanáticos (a literal escória do mundo, diga-se de passagem), teria como objetivo encontrar um certo lugar que seria o verdadeiro "Éden", e a chave para abrir o portal para tal local poderia levar o mundo de Ivalice à completa destruição. Sendo rainha e buscando medidas para impedir esta catástrofe, Ashelia B'nargin Dalmasca (ou simplesmente Ashe), se encarrega de enviar um mercenário à fortaleza de Faram para lidar com o grupo fanáticos. O local onde a história se passaria seria conhecida como Leá Monde, região inédita dos fãs de Final Fantasy XII.

Quem estaria ajudando à produtora japonesa na produção seria a produtora sueca chamada GRIN, e o projeto teria se iniciado em 2008. Porém, no ano seguinte, a produtora acabou entrando em decadência por problemas financeiros, dando a responsabilidade então, à recente aquisição da Square Enix, a Eidos Montreal, conhecida por Deus EX: Human Revolution.

Até então, as únicas coisas sabidas sobre o jogo seria que voltaríamos à Ivalice de Final Fantasy XII e que Ashe teria destaque na trama. Fora também divulgado uma arte conceitual da personagem, revelando variações de sua roupagem original de Final Fantasy XII.

Ashe seria vista com uma destas roupas
Muito provavelmente o game se passaria após os eventos de Final Fantasy XII: Revenant Wings, jogo dirigido pelo mesmo incompetente (sim! doa à quem doer!!) diretor de Final Fantasy XIII, Motomu Toriyama, que também revelou o cancelamento do título (e nada me tira da cabeça que sua ânsia de "trocar roupinha" de Lightning e Serah teve relação com isso!).

Basch, um dos mais queridos personagens de Final Fantasy XII
Mesmo sem muitos detalhes na época, os personagens Basch fon Ronsenburg e Larsa Ferrinas Solidor, irmãos de ambos vilões Gabranth e Vayne, respectivamente, também teriam papeis de destaque dentro da trama, sendo que Basch posteriormente, tomaria o papel de personagem principal. Outros personagens-chave como Vaan, Fran e Balthier, mesmo sem quaisquer informações, consequentemente fariam participações na trama, aliás, são muito queridos pelos fãs (principalmente Balthier).

O gameplay

Assim como Final Fantasy XII, Valiant Saga teria movimentação em terceira-pessoa, com grande ênfase em combates rápidos, com possibilidade de esquiva e contra-ataque, similar aos jogos Dark Souls e Devil May Cry, ou até mesmo Dirge of Cerberus: Final Fantasy VII. Um documento mostrando como seriam as possíveis batalhas entre jogador e inimigos pode ser vista abaixo, incluindo maneiras de desarmar o adversário e até mesmo, ter vantagem contra suas fraquezas e estilo de luta.


Pelo que fora divulgado até o momento, o jogador teria a possibilidade de interagir com outros personagens, fazendo decisões que determinariam a progressão da história, revelando que possivelmente o jogo contaria com diversos finais.

Dependendo do porcentual de sucesso do jogador ao longo das missões, mais opções de diálogos e ramificações da história ficariam disponíveis, além de que nas andanças pelo mundo, derrotando monstros você encontraria os "Loots", os Drops como eram chamados em Final Fantasy XII, permitindo a criação de armas, escudos e acessórios que ajudariam os jogadores a vencer inimigos mais poderosos.

A localidade central da história seria na Fortaleza de Faram, após o jogador expulsar os fanáticos, onde também seria o "lar" do personagem principal. Algo muito interessante que estaria presente, seria as estações, que mudariam no decorrer da história (como podem ser vistas artworks no decorrer desta matéria). A fortaleza iria mudar visualmente no decorrer do tempo e dependendo do rumo das batalhas, partes da mesma seriam destruídas e com as estações mudando constantemente, o clima poderia colocar em risco os mantimentos dos soldados, como comidas e pólvora, por exemplo, impactando diretamente no gameplay.

Valiant Saga também estaria sendo planejado para não ser linear como o criticado Final Fantasy XIII foi, onde poderíamos por exemplo, realizar sidequests no intuito de se conquistar equipamentos e até mesmo, possíveis novas Espers espalhados pelo mundo.

O jogo começaria com Basch e um pequeno esquadrão de soldados viajando e defendendo a fortaleza das ondas inimigas, que se aproximariam vindas do mar. Como o jogo teria a mesma "aura" de tensão de Final Fantasy XII, com a população inteira de Ivalice temendo a eminente destruição de sua terra, todas as regiões iriam enviar tropas para ajudar Basch, mesmo que algumas delas não se simpatizem com o novo Judge Master.

Algo interessante é que como manda a tradição, as batalhas contra chefes teriam muito mais ênfase do que nos demais Final Fantasy. Como o game teria estações, ficou conhecido que poderíamos presenciar dois anos em Valiant Saga, ou seja, oito estações, e sempre teríamos uma batalha contra um chefe gigante - como podemos ver na imagem abaixo. Dependendo do clima, as tropas lideradas por Basch iriam ter vantagens ou desvantagens contra tais chefes. No caso das desvantagens, por exemplo, com o inverno em seu ápice, o mar próximo à Fortaleza de Faram congelaria, o que permitiria tropas inimigas avançassem pelo gelo, acompanhadas pelo tal chefe gigante.

No mundo de Final Fantasy, "você não fuma Malboro, o Malboro fuma você"... Ok, ok... piadinha ruim...
  O maior monstro planejado para atacar a fortaleza seria este Malboro acima, onde teria também um novo Judge Master traidor como subchefe. Estas batalhas teriam elementos de ação e estratégia - onde envolveria comandar as tropas defensivas da fortaleza, com os soldados tentando amenizar as ondas inimigas que se intensificariam cada vez mais, dando ainda mais tensão psicológica ao jogador, pelo fato de toda e qualquer ação determinaria o rumo da história.

A história

De acordo com um documento liberado nesta semana, o jogo seria dividido em sete capítulos, e se focaria na invasão das tropas inimigas à fortaleza. Este documento lista os eventos do capítulo 2 ao 7, como pode ser lido abaixo:

  • Chapter 2: Enter Fortress
  • Chapter 3: First Charge / Ladder Event / Centipedes / Defend Gate / Duel in Front of Gates
  • Chapter 4: Siege Towers & Hornets / Big Enemy through Gate / Ride the Chocobos / Run with Bombs / Courtyard Fight / Friendship Duel
  • Chapter 5: Elevator / Catapult Rush / Clearing Ambush / Planting Bombs / Boats / Dragon Event / Assassination + Duel
  • Chapter 6: Saving Grahm / Boarding the Floating Core
  • Chapter 7: Rush Out on Ice

Embora muitos jornalistas, e eventualmente os fãs, tiveram acesso ao script do jogo, explicando toda a história, não devemos comemorar e na verdade, lamentar este acesso. "Por quê?" você me pergunta? Simples, isto prova que com a história completamente vazada, as chances do projeto se iniciar é absolutamente 0, já que a Square Enix sempre eleva os enredos de suas criações à nível "segredo de estado". Como todos já estão sabendo da notícia, não me custará explicar a trama do jogo, e antes que me recrimine, realmente lamento até mesmo de ler o artigo original... Mas com grande pesar, vamos à trama:

Conta-se que há milhares de anos, um velho chamado Loemund, fora castigado pelos deuses e preso no fundo do mar; sendo tão antigo quanto as Espers lideradas por Ultima. A lenda conta que há cada 10 mil anos, Loemund se ergueria com sede incessante de vingança e fazendo uso de qualquer meio para se libertar.

Por se tratar de um conto muito antigo, muitos habitantes de Ivalice, veem na história, apenas um conto para amedrontar crianças desobedientes. Porém um misterioso homem acredita na veracidade da história, reunindo uma tropa de soldados e se dirigindo para o norte em direção à Fortaleza de Faram em busca de mais informações.  Lá ele encontra mais detalhes da história, principalmente o um elmo mágico que possibilitaria a liberdade de Loemund.

Ele também descobriu que antes do vilão ter sido exilado, ele fora morto por um antigo rei, sendo ressuscitado tempos depois para simplesmente ser exilado pelos deuses no fundo do mar. Momentos antes do exílio, Loemund jurou se vingar dos descendentes do rei e reunindo mais informações, este misterioso "arqueólogo" (assim dizendo) descobre que tal descente vivo, é na verdade a nova rainha de Ivalice, Ashelia B'Nargain Dalmasca. 

Não se sabe se tal "arqueólogo" desempenharia o papel de antagonista coadjuvante na história, mas pelo que se deu a entender, isso seria de fato.

Falando dos personagens agora, Basch fon Ronsenburg, o cavaleiro que caiu em desgraça em Final Fantasy XII se tornou um novo Judge Magister sobre a identidade de seu irmão gêmeo Gabranth, também acredita na lenda do antigo Rei do Mar. Ashe, agora a nova rainha, envia Basch à Faram e ao chegar na fortaleza, todos o referem como "Juiz Gabranth" e apenas seus companheiros mais íntimos sabem de sua verdadeira identidade. Larsa Solidor, irmão do antagonista do primeiro jogo, também foi para Faram para ajudar Basch. Outros juízes, incluindo Zargabaath, estavam planejados para estarem no jogo e embora tal Juiz estaria inicialmente planejado para ser inimigo de Basch, mais tarde iria ajudá-lo por respeito.

O Sky Pirate (Pirata Celeste em tradução livre) Balthier também estaria sendo planejado para desempenhar seu famoso papel de "salvar a pátria" no último momento com sua Airship. Veículos aliás que não estariam presentes no jogo.

Basch teria um novo aliado, chamado Laegd, um semi-deus que fora obrigado a se submeter à tirania de Loemund milênios atrás. Após ser derrotado por Basch, Laegd iria se voluntariar para lutar contra o antagonista mais uma vez.

Haveria também um romance entre Ashe e Basch, algo muito esperado pelos fãs, mas que pelo fato de que ambos estaria separados por grandes distâncias, Ashe aos poucos iria se apaixonar por Larsa, pois Basch iria estar distante em sua luta contra Loemund. Esta decisão seria para mostrar aos jogadores que a distância poderia sim, interferir e mudar os sentimentos das pessoas frente ao dever.

Basch iria enfrentar grandes dificuldades ao defender a fortaleza, mesmo se aliando com um semi-deus. Seu tormento iria se agravar por sua própria pressão psicológica de proteger os habitantes de Ivalice e sua crescente paixão por Ashe, que estaria aos poucos se apaixonando por Larsa. Para complicar ainda mais a vida do cara, Zargabaath iria descobrir sua verdadeira identidade, resultando na sua prisão. No final, quando o "circo" pegasse fogo de verdade, Basch iria conseguir fugir, mas ao invés de fugir para reencontrar-se com a mulher que ama, decidiria ficar na fortaleza e lutar contra Loemond ao custo da própria vida. Ao final do jogo seria com Laegd levando o corpo de Basch ao castelo de Loemond, onde seria ressuscitado, tornando o novo Rei do Mar.

As regiões de Valiant Saga

Quem jogou Final Fantasy XII se apaixonou pela extensa e diversificada variação de cenários do jogo, e isso ninguém pode discordar e pelo que podemos ver das artes conceituais, a sequência não poderia ser diferente. Há poucos dias, algumas artes conceituais do jogo puderam ser vistas por uma incontável quantidade de fãs, divulgadas pelo site estadunidense GameSpot. Abaixo você poderá ver algumas destas imagens; e caso tenha interesse em ver todas, clique neste link.

















Amanhã você descobrirá o porquê de um título tão promissor quanto este ter sido mandado para o limbo e eventualmente ter sido cancelado - além de minha própria opinião sobre o caso, junto com o vídeo da Tech Demo do jogo.

Fontes: Final Fantasy Wikia / GameSpot / IGN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário