terça-feira, 11 de agosto de 2015
Hajime Tabata explica o porquê de ser tão difícil de haver jogos de mundo aberto em 1080p e 60fps
O diretor de Final Fantasy XV veio com uma notícia que pode, tanto apaziguar ou enfurecer ainda mais os fanáticos por resolução e framerate. Bem... Segundo Tabata, ao menos por agora, é praticamente impossível para qualquer produtora (inclusive a própria Square Enix) inserir em seus respectivos jogos resoluções em 1080p, inclusa com os agradáveis 60 quadros pro segundo.
Falando de seus próprios jogos, Tabata revelou que no atual momento da geração, conseguir explorar todo o potencial de ambos os consoles (PlayStation 4 e Xbox ONE) é uma árdua e virtualmente impossível tarefa. Ele acredita que a única maneira de se alcançar o processo com maior rapidez é focar em apenas uma única plataforma, lançado jogos exclusivos; e que mesmo assim não consegue dar garantias que tais jogos irão conseguir rodar o jogo com "cravados" 30 quadros por segundos.
Analisando mais friamente, ele disse implicitamente que o único meio de se conseguir tal meta é em computares de ultra performance, e quando questionado sobre possibilidade do novo Final Fantasy chegar aos PCs, ele explicou que esta possibilidade não foi descartada pela Square Enix (ainda mais dela lançar Final Fantasy Type-0 HD para PCs). Mas como dito acima, ele afirmou que caso o jogo venha ser realmente lançado para PCs, o jogador deverá investir uma pequena fortuna em seus componentes, já que FFXV consegue lidar com quantidades gigantescas de detalhes ao mesmo tempo, o que valeria mais a pena investir num PlayStation 4 ou Xbox ONE.
Conselho do JRPG Spot
Olhem meus caros leitores, sei que todos nós vamos à sites especializados em comparação de consoles (eu mesmo às vezes vejo de alguns jogos) mas peço que prestem atenção ao que vou dizer. Muita gente aí adora começar uma briguinha onde não haverá vencedores, pois por culpa destas pessoas (e de vez em quando até da mídia mesmo) muitos jogadores sérios acabaram por acreditar que "Resolução = Gráficos".
Resoluções maiores só realmente valem a pena caso você tenha uma tela (TV) grande que tenha suporte nativo para tais resoluções. Não adianta uma TV de 50" em 720p ou 1080i sendo que o jogo rode à 1080p. Sim a qualidade irá ser perdida, mas caso tenha um televisor menor, você naturalmente não irá notar a diferença entre HD ou Full HD. Neste ponto, existem incontáveis jogos que rodam em 720p natuvos, sem upscaling e ainda são belíssimos! O maior exemplo disso é a grande obra da Level-5 em colaboração com o Studio Ghibli, Ni no Kuni: Wrath of White Witch. Sim, os gráficos são em formato animê, então nada de realismo, mas de fato você não consegue notar a famigerada resolução. Saindo do cenário de JRPGs, vamos ao exemplo dos aclamados Uncharted, exclusivos do PlayStation 3 (excluindo suas remasterizações para PS4). Todos os games da série rodam em 720p, mas veja qual é o detalhamento dos cenários do jogo. Veja The Last of Us! Este belíssimo exemplo rodou em 720p (e acredito eu que você jogou em uma TV de 50" Full HD). Então te pergunto: "é tão importante resolução assim?!" Lógico que há perdas. Não sou hipócrita, mas a diversão que você tem durante suas jogatinas dependem tanto assim dos "famosos" 1080p??
Quando o assunto são os "quadros por segundo" (ou FPS [Frame per Second]), o assunto é mais sério, mas ainda assim, você tem que olhar para o tema com certa maturidade. Logicamente "quanto maior melhor". Eles de fato fazem a diferença e ao meu ponto de vista, o essencial em jogos dessa geração são eles do que a resolução. A movimentação é mais suave, o que lhe gera um conforto melhor em suas horas e horas de diversão, mas mesmo que haja grandes diferenças entre consoles (PlayStation 4 e Xbox ONE), vou citar uma frase que é muito atribuída à Charles Darwin: “O ser humano se adapta à qualquer circustâncias”.
Ou seja, você irá se acostumar com jogos que podem ter um framerate menor em qualquer plataforma, seja ela sendo o PS4, XONE ou até mesmo (mesmo que quase impossível) em PCs. Eu tive a oportunidade de apreciar a primeira versão da demo de Episode Duscae de Final Fantasy XV no Xbox ONE de um conhecido. Mesmo que muitos tenham a taxado como "injogável no Xbox", não vi diferença alguma. Consegui jogar normalmente e meu único problema foi, de fato, o sistema de "Lock On" nos inimigos. Atualmente estou jogando The Witcher III: Wild Hunt no PlayStation 4, e mesmo com um framerate muito inferior ao Xbox ONE (que eu mesmo pude testar, aliás), a magnitude do game em horas nenhuma perdeu pontos comigo e a prova disso é que estou jogando o game pela terceira vez.
Caros amigos, o conselho que tenho é que tentem ignorar essa pressão enorme que a mídia e principalmente os "fanboys de carteira assinada" jogam em nossas costas. Sendo esta uma matéria implícita de Final Fantasy XV, isso é completamente irrelevante! A Square Enix nos provou deste Final Fantasy VI (Sim! A revolução gráfica da empresa começou na aventura da Terra e Locke) que ela é referência em gráficos e o décimo quinto da franquia já provou não ficar para traz em horas nenhuma neste quesito. Comprem seus jogos. Se divirtam. Esse é o principal objetivo deles, oras!
Este texto não é de um especialista, MAS é de um jogador como vocês. Nasci jogando videogame; vou morrer jogando videogame. Sinto a mesma diversão jogando num Super Nintendo, PlayStation 2 ou Xbox ONE, e espero a mesma coisa de você, caro leitor.
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