terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

DirectX 12: O promissor futuro do Xbox ONE (Atualizado)


Essa notícia é muito animadora para os que ainda não acham os jogos da nova geração bonitos. Numa entrevista no The Inner Circle Podcast, Brad Wardell, CEO da Stardock, falou sobre o DirectX 12 e as outras inovações que deverão surgir nos próximos anos no mundo dos videogames.

Wardell explicou que os jogadores irão notar uma diferença gritante nos jogos que irão usar o DirectX 12 e o DirectX 11 (o caso de Final Fantasy XV). Segundo ele a maior diferença será nos elementos de iluminação e luz, que poderá ter milhares de efeitos de luz simultâneos. Ele explicou que fica irritado quando alguém diz que o PlayStation 4 e o Xbox ONE estão a níveis de PCs medianos para jogos, pois vê os dois aparelhos como verdadeiros “monstros” e que no atual momento, nenhum jogo em ambos os consoles conseguiu explorar a fundo o potencial das máquinas.

Ele acrescentou que haverá uma diferença abismal entre os jogos que foram lançados junto com os consoles e os que serão lançados quando os dois consoles encontrarem seus auges, e que será bastante maior em comparação com os jogos da geração anterior; isso porque o PS3 e X360 ficam limitados a usar o DirectX 9.
Wardell também explicou o motivo dos jogos de Xbox ONE muitas vezes terem resoluções menores a 1080p do que os jogos de PlayStation 4. O motivo é que os produtores precisam programa o jogo com códigos específicos no aparelho da Microsoft, e que existem prazos para suas programações, o que eles não acabam conseguindo, e isso explica as resoluções menores.

Outro dado importante é que o motor gráfico do DirectX 12 será capaz de otimizar de 300 a 500% da CPU dos aparelhos. Ele também comentou que Phil Spencer (o bambambam da divisão do Xbox) está sendo cauteloso em afirmar melhorias no Xbox, pois os primeiros jogos que irão utilizá-lo no ONE terão melhorias de apenas 10 a 20%, porque os códigos foram escritos em DirectX 11 e atualizados para serem compatíveis com o DirectX12, não usando assim o verdadeiro poder da API.

As verdadeiras melhorias e serão apenas vistas nas próximas engines, que usaram o DirectX 12 como base principal e isso acontecerá ainda no ciclo de vida do PS4 e XONE. Wardell acredita que no final desta geração iremos jogar jogos que terão o mesmo detalhamento gráfico como os filmes de “O Senhor dos Anéis”. Respondendo sobre a comparação de potência entre o ONE e o PS4, ele disse que ambos possuem 8 núcleos, 8GB de RAM (mesmo melhor no PlayStation) e 64bits, o que significa que são dois “titãs” e que com o passar do tempo, as produtoras irão lançar jogos cada vez mais detalhados, ficando mais familiarizados com as APIs. Também acrescentou que a “Deferred Rendering” será vista no final desta geração como hoje em dia vemos sprites.

Pelas suas palavras os jogos do início desta geração serão considerados “feios” se comparados com aqueles que usarão o poder do DirectX 12, que novamente usando filmes como exemplo, milhares  de NPCs encherão a tela como em filmes com multidões. Por isso, os jogos atuais parecerão vazios e estáticos. Finalizando ele mencionou que a AMD está trabalhando num projeto que fará com que nos pesaremos em “como é que ninguém pensou em fazer isso?!”


Opinião: Não que esteja dizendo que os jogos desta nova geração não estejam bonitos, mas esperamos o chamado “mind-blower”, o que até agora não aconteceu. Espero que com esta nova novidade, o DirectX 12 realmente nos faça levantar do sofá e dizer: “What the Hell! Que gráfico é esse?!”. Recentemente a Microsoft anunciou o game Forza Motorsport 6 e ele está usando o DirectX 12. Veja o vídeo teaser do game para ver como o sistema de iluminação será usado com esta potente API:


Edit: Peço desculpas aos leitores pelo equivoco em que citei que o PlayStaion 4 também receberá o "boost" de potência. O aparelho não receberá o DirectX 12 mas terá algo similar para otimizar seus jogos e se manter na briga com seu maior rival, o Xbos One

Nenhum comentário:

Postar um comentário