sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Novas informações do gameplay em Final Fantasy XV


Sei que você nunca teve tanta vontade de jogar uma demonstração de um jogo. Sei porque também estou com vontade. E a culpa disso é da gigante Square Enix, mas mesmo sendo um "pouquinho" mercenária, usando a expectativa dos fãs com o Final Fantasy XV para vender o Type-0 HD, ela também está sendo boazinha, nos enchendo de novas informações sobre o novo jogo da franquia dirigido por Hajime Tabata.

Abaixo você terá uma enxurrada de novas informações sobre o gameplay do jogo, "dissecado" nos mínimos detalhes. Vamos à eles?


Esse será a configuração dos comandos no PlayStation 4, e no Xbox One deverá ser nos botões semelhantes (como X no PS4 e A no ONE / O no PS4 e B no ONE).
  • Analógico esquerdo: movimenta o personagem
  • Analógico direito: movimenta a câmera
  • L3: corre (o personagem salta obstáculos automaticamente quando avança dessa forma)
  • Botão X: pula
  • Botão quadrado: ataca (mantenha pressionado ou aperte várias vezes para realizar um combo)
  • Botão círculo: teletransporta
  • Botão triângulo: habilidade da arma
  • L1: defesa (consome MP, manobra indicada por uma luz azul)
  • R1: marca um alvo
  • L1 e R1 pressionados ao mesmo tempo: usa a Phantom Sword
  • R1 e botão Círculo pressionados ao mesmo tempo: recorre ao Shift Break (Ex Ability que o leva para perto dos inimigos)
  • L1 e botão X pressionados ao mesmo tempo: usa o Shift Avoid (Ex Ability que o deixa longe dos inimigos)
  • Direcional para a esquerda ou para a direita: troca entre as técnicas especiais da arma principal


Um breve resumo do que veremos no mundo de Final Fantasy XV

Já a imagem abaixo mostra como será a tela geral do jogo, com todas as informações importantes destacadas. Do lado esquerdo, por exemplo, é possível ver a habilidade da arma entre as setas, bem como o quanto ela custa em MP e o seu total disponível nesse atributo; mais abaixo está a ação que Noctis vai realizar no momento.


Já do lado direito há os nomes dos personagens (semelhante a Final Fantasy XII do PS2) e a quantidade de energia de cada um deles (a barra azul é o MP de Noctis), ao passo que as setas indicam que o guerreiro está sob os efeitos de algum Buff. O triângulo com uma exclamação é um alerta de condição crítica, e os números indicam a quantidade de dano sofrido.

A barra branca mostra a energia-padrão do personagem, enquanto a vermelha indica a vida que será recuperada ao descansar ou recorrer ao sistema de cobertura. Por fim, há o espaço preto, que só é preenchido ao usar uma poção de cura, como os Wound Damage de Final Fantasy XIII-2.


No caso do Noctis, caso a barra branca mostre que a energia zerou, ainda não é game over. Isso só vai acontecer na ausência do marcador vermelho, e nesse meio tempo é possível correr para longe do arranca rabo, usar algum item de recuperação ou aguardar a ajuda de um aliado. Caso seja um parceiro, é possível correr até ele e recuperar sua vida quando ela está no indicador vermelho. Após a batalha, todos os que estão nesse estado voltam ao normal. 

Por fim, também temos o menu de batalha, que pode ser aberto a qualquer momento (inclusive durante os confrontos) para usar itens e trocar os equipamentos do protagonista e dos parceiros – porém, a última ação não será possível na demonstração.

Dentro das calorosas batalhas

Enquanto estiver em combate, será possível recorrer a alguns movimentos para tentar facilitar um pouco o seu trabalho. Um deles é a esquiva, que entra em ação ao apertar ou manter pressionado o botão de defesa (lembre-se que ela gasta MP, mas ele só é consumido caso o personagem forme uma aura azul e desvie de um ataque – se ele não for direcionado a Noctis, ele vai se jogar para um dos lados sem perdas), como mostrado abaixo.


Conforme mencionamos acima, é possível se recuperar quando não se está em combate, e as sequências abaixo dão uma ideia dessa taxa de recuperação quando o protagonista não é alvo de ataques nas batalhas (GIF acima) e quando recorre ao sistema de cobertura, apertando RB no ONE ou R1 no PS4, como mostrado na imagem abaixo. 


Esse recurso é ativado quando Noctis se aproxima de alguma coisa que possa escondê-lo, como árvores ou pedras, melhorando o sistema de Stealth que foi extremamente mal utilizado em Lightning Returns. Apenas se aproxime de alguma coisa e verá Noctis imitando Solid Snake. 

Uma das mecânicas mais legais em Final Fantasy XV é o sistema de teletransporte, que custa exatos 25 pontos de MP, e você poderá usar o recurso para alcançar lugares altos ou de difícil acesso sem dores de cabeça, como também se aproximar rapidamente de inimigos.

Noctis não terá muitos problemas para alcançar lugares altos
"Vorte aqui e seje cabra-homi!"
Pancadaria de qualidade

Noctis também poderá realizar combos, e para fazê-los o jogador deverá "massacrar" o controle como em Kingdom Hearts. Você poderá fazer combos ou apertar botões específicos para acertar os inimigos e caso eles sejam mais fracos que os personagens, praticamente todos os ataques serão críticos. Caso tenha reparado, alguns inimigos terão pontos fracos, como a barriga dos monstros parecidos com mamutes vistos nos trailers. 


O eclético gosto armamentista de Noctis

Como todos sabemos, Noctis irá usar diversos tipos de armas, não se limitando apenas a espadas. Na Demo Episode Duscae, Noctis terá acesso ao menos às chamadas armas Avenger, Blood Sword, Partisan, Wyvern Spear e Zweihander, sendo que muitas delas terão efeitos diferentes uma das outras. A Blood Sword por exemplo irá drenar o HP dos inimigos e transferi-los para Noctis, recurando assim sua energia e conta com recursos como  MP Recovery Attack++ e Automatic Recovery+.

Noctis também contará com Skills chamadas de Break, Rush, Slash, Counter e Raid, sendo que elas são alteradas automaticamente dependendo da situação em que o protagonista estará. Veja a descrição de algumas habilidades de Noctis na Demo:


Break: Usada geralmente quando Noctis inicia um combo, e na demonstração a Avenger ocupa essa posição. Não possui nenhuma habilidade especial, mas é uma arma rápida e com características balanceadas;


Rush: As armas que se encontram nesta categoria entram em ação no meio de um combo e permanecem na sua mão até o inimigo ter energia suficiente para ser finalizado com algo do grupo Slash. Na imagem, é possível ver a Blood Sword cumprindo essa função de drenar o HP dos inimigos, transferindo energia para o protagonista;


Slash: As armas nesta classe são voltadas para finalizações e que vão para as mãos de Noctis quando o inimigo, seja ele normal ou grande, possui energia suficiente para ser eliminado em apenas um golpe (seria o Smite de Final Fantasy XIII no XV, por exemplo). A imagem acima mostra a tradicional lança Partisan usando a Skill Heavy Trust como seu "ás na manga", usada num grupo de robôs inimigos.


Counter: Na Demo essa habilidade até o momento é exclusiva da Wyvern Sperar, e como o nome sugere, será utilizada para realizar contra-ataques. Como tradução na franquia, Noctis usará a exclusiva habilidade dos Dragoons, usando o ataque Jump.


Na imagem acima, você poderá ver como a Skill é usada em um comando mais simples.


Raid: As armas que se enquadram aqui (como a Zweihander) só serão usadas quando o botão de ataque é pressionado no meio de um pulo. A demonstração não vai contar com muitos combates aéreos, mas é neles que você terá a oportunidade de ver a habilidade Tempest em ação, como mostrada na GIF acima.

É bom se defender caso queira se dar bem em Final Fantasy XV

Já sabemos que Noctis poderá se esquivar e contra-atacar, mas mesmo não sendo usada frequentemente em JRPGs, a opção de defender poderá salvar o pescoço do jovem príncipe.


Quando os inimigos ficarem próximos, aparecerá um arco com três pontas sobre eles, neste momento, você usará a Skill Parry, se defendendo e logo em seguida irá contra-atacar, devolvendo na mesma moeda o que os inimigos queriam fazer com você!

Existirão também ataques em conjuntos, que em alguns, os amigos do Noctis poderão realizar ataques especiais. Até o memento, apenas um destes movimentos foi divulgado, em que é protagonizado por Prompto.

E a "dança das espadas" com as Phantom Swords?

Para quê escudos com armas que fazem este papel?
Esta é sem sombra de dúvidas uma das novidades mais interessantes do jogo, mas infelizmente pouca coisa foi divulgada; mas mesmo assim vamos às explicações do que sabemos. Essa habilidade será acionada quando o MP de Noctis estiver cheio e o jogador apertar R1 + L1 (PS4) ou RB + LB (ONE). Ao fazer isso, todas as armas do personagem serão evocadas e ficarão translúcidas, circulando Noctis, dando a ele a oportunidade de usar todas as habilidades de uma só vez até o MP chegar a zero.

Saiba que as armas usadas nas batalhas serão diferentes daquelas que serão as Phantom Swords. No início da Demo, Noctis irá ter apenas uma arma normal, mas será possível encontrar mais "Espadas Fantasmas" pelo mapa. Outro ponto importante é que algumas serão exclusivas para ataques e outras para defesa.

Quando usadas para defesa, elas irão circular o corpo do protagonista, que irão reduzir o dano recebido dos inimigos e até mesmo anulá-los. No modo de ataque elas irão desaparecer e irão praticamente empalar os inimigos, ao mesmo tempo que os heróis enchem os vilões de cacetadas.


Fonte: Baixaki Jogos

A demostração de Final Fantasy XV será lançada aqui no ocidente quando a versão HD de Type-0 chegar por aqui, mas alguns sortudos japoneses já estão se deliciando com a novidade. A versão final deverá chegar ou no final deste ano ou no início de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário